Diversão e Arte

Brasília Mapping Festival fica na cidade até dia 7 de julho

O vídeo mapping é uma nova maneira de apresentar trabalhos artísticos

Vinícius Veloso*
postado em 12/06/2019 07:00
O vídeo mapping é uma nova maneira de apresentar trabalhos artísticos
[FOTO2]

A arte está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, deixando os espaços físicos de galerias e museus e invadindo as ruas. Um movimento que busca democratizar o acesso à contemplação artística e promover a cultura nos centros urbanos. É exatamente com essa proposta que surge o Brasília Mapping Festival, ressignificando os espaços públicos de Brasília e mostrando como a arte influencia a vida das pessoas.

O vídeo mapping é uma nova maneira de apresentar trabalhos artísticos. Carlos Praude, curador da exposição, explica como funciona. ;É um recurso que utiliza a tecnologia digital para projetar imagens em superfícies irregulares. A projeção mapeada permite o direcionamento de feixes de luz exatamente para a região que servirá como suporte. No caso da exposição da Galeria, a superfície possui o desenho do Museu da República de Brasília.;

Com produções que buscam apresentar novos trabalhos para a população, o projeto traz uma exposição em um dos pontos mais movimentados da capital federal: a estação de metrô Galeria dos Estados. Envolve arte e tecnologia, projeções digitais funcionam como o meio de interação com quem passa pelo local.;A exposição ressignifica o espaço ao promover uma relação diferenciada com o tempo, ao desacelerar o indivíduo de sua trajetória cotidiana, desafiando-o a uma experiência estética por meio da observação de um repertório de imagens em movimento;, explica Carlos.

Oito artistas de seis estados foram selecionados para participar da mostra, com temática livre. Formas geométricas, o corpo humano, utilização do neon e do preto e branco, movimentação e psicodelismo estão entre os ideais utilizados para a apresentação. Camila Cidreira Ribeiro é a representante do DF e explora a criatividade digital do cerrado. ;Brasília é uma cidade multicultural e dialoga muito bem com todas as linguagens artísticas justamente em razão dessa pluralidade de pessoas que vieram de todos os lugares. A conexão principal entre os trabalhos é mostrar o que a arte e a tecnologia, dentro da perspectiva do vídeo Mapping, podem trazer de contribuição para as cidades inteligentes e agregar no senso crítico;, conta Lorena Oliveira, coordenadora do projeto. Além dessa exposição, o Brasília Mapping Festival prepara novas atrações para o público com oficinas, shows, simpósios, intervenções urbanas e performances artísticas para o mês de julho.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

Brasília Mapping Festival
Estação de metrô Galeria dos Estados (SCS Q. 1)Exposição de obras X-Mapping até o dia 7 de julho. De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e aos sábados e domingos das 10h às 16h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação