Diversão e Arte

Exposição é transferida depois de censura de obras

Museu dos Correios não quis receber cinco obras de mostra dos artistas Gerson Fogaça e Pedro Juan Gutiérrez

Nahima Maciel
postado em 12/06/2019 13:06
Obra de Gerson Fogaça apontada como de conteúdo impróprio
Programada para ocupar o Museu dos Correios, a exposição O sangue no alguidá, um olhar desde o realismo sujo latino-americano, do artista goiano Gerson Fogaça e do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez, foi transferida para o Museu Nacional da República. Segundo os organizadores da exposição, o Museu dos Correios vetou cinco obras cujo conteúdo considerou inadequado. ;Os artistas não se submeteram à retirada de obras, consideradas ;com restrições institucionais;, e a exposição será removida, hoje, do Museu Correios, em caráter emergencial e com o apoio de vários artistas, coletivos e entidades culturais de Brasília, e será exibida completa no Museu Nacional da República. A abertura será no mesmo dia da palestra (13/06), às 20h;, diz o comunicado da produção.
Pedro Juan Gutiérrez e Gerson Fogaça ficaram surpresos com a censura

Tanto Gutiérrez quanto Fogaça ficaram assustados com a censura que, segundo a produção da mostra, os Correios chamaram de ;restrição institucional;. ;Inacreditável a censura do Museu dos Correios porque são alguns poemas visuais e uns quadros do Gerson que são eróticos. Bom, erótico até certo ponto;, disse Gutiérrez. ;Isso é anacrônico, onde está a liberdade de expressão?;, questiona Fogaça.
Poema visual de Pedro Juan Gutiérrez que foi rejeitado pelo Museu dos Correios
Segundo nota do Museu dos Correios, o conteúdo dos quadros e dos poemas visuais se mostrou inadequado para a imagem da empresa. ;Questionada sobre o material, a produção informou que não haveria conteúdo contrário às normativas internas da empresa. No entanto, durante a aprovação do catálogo, foram observadas algumas imagens que não condizem com a política de associação da marca Correios. Assim, foram feitas duas sugestões à curadoria: dar andamento à exposição, com a retirada das imagens em questão; ou não realizar a exposição. Tendo em vista a recusa da organização em retirar as imagens indicadas, a exposição foi recusada;, comunicou a instituição.
O sangue no alguidá, um olhar desde o realismo sujo latino-americano
Exposição de Pedro Juan Gutiérrez e Gerson Fogaça. Abertura na quinta (13/06), às 20h, no Museu Nacional da República. Visitação até 6 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 18h30.
Palestra: Encontro com Pedro Juan Gutierrez
Quinta (13/06), às 18h, na Casa da Cultura da América Latina (CAL - QD 04 Edifício Anápolis).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação