Publicidade

Correio Braziliense

Morre, aos 96 anos, o cineasta italiano Franco Zeffirelli, em Roma

O artista faleceu em decorrência "de uma longa doença que se agravou nos últimos meses", informou a imprensa local


postado em 15/06/2019 09:13 / atualizado em 15/06/2019 10:08

(foto: AFP)
(foto: AFP)
O cineasta italiano Franco Zeffirelli, conhecido por filmes como "Romeu e Julieta" (1968), faleceu neste sábado (15) aos 96 anos em sua casa em Roma. O artista faleceu em decorrência "de uma longa doença que se agravou nos últimos meses", anunciou a imprensa italiana, cintando fontes da família.

"Jamais quis que esse dia chegasse. Franco Zeffirelli partiu esta manhã. Um dos maiores homens da cultura mundial. Nós nos unimos na dor de seus entes queridos. Adeus, querido Mestre, Florença nunca te esquecerá", escreveu no Twitter Dario Nardella, o prefeito de Florença, cidade natal do artista. 

20 longas-metragens 

Diretor, roteirista e produtor, Franco Zeffirelli assinou 20 longas-metragens em sua carreira. Ele foi o ícone de um cinema estético estudado com seu mestre Luchino Visconti e inspirado por obras-primas da literatura inglesa e grandes óperas.

Seu mais conhecido filme, Romeu e Julieta (1968), é uma adaptação de Shakespeare, a quem também tomou empresatdo Hamlet (1992, estrelado por Mel Gibson e Glenn Close) e A megera domada (1967, com Elizabeth Taylor e Richard Burton), uma lealdade que lhe valeu em 2004 o título de "Sir" na Inglaterra. 

Além do cinema, ele também dirigiu mais de 30 peças de teatro e óperas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade