postado em 16/06/2019 04:20
Logo nos primeiros segundos da série documental O mago do pop, a trilha sonora sobe com o som de um naipe de metais. É a introdução, a ritmo sacolejante, para a vida e obra de Lincoln Olivetti. O célebre arranjador é responsável por músicas tão distintas como as de Rita Lee, Moraes Moreira e Xuxa. Também entram na lista Gal Costa, Roberto Carlos, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Lulu Santos, Moraes Moreira, Sandra de Sá e Marcos Valle.
O currículo é extenso como a trajetória do musicista. Ele é tema recém-estreado documentário dividido em seis episódios exibido pelo canal fechado Music Box Brazil. A cada sexta será lançado um novo episódio. O segundo capítulo será transmitido amanhã.
Na série, dezenas de artistas convidados contribuem com depoimentos para remontar o trabalho de Lincoln Olivetti, como Gilberto Gil, Alcione, Moraes Moreira, Marcos Valle, Lulu Santos, Nelson Motta, Ed Motta, Nando Reis, Maria Rita, Fagner, Mart;nália, João Donato, Elba Ramalho e Sandra de Sá.
;Uma boa forma de reconhecer um bom arranjador é identificando de imediato, com os primeiros acordes, a música que vai tocar;, comenta Úrsula Corona, diretora geral da série ao lado de Omar Marzagão. E lembra de Amor perfeito, composta por Roberto Carlos e arranjada por Lincoln. Ela explica que a série foi concebida inicialmente em 2013 em outro formato. ;Era para ser ele contando o processo de criação. A gente tentou entrar naquela cabeça genial, que era muito singular;, lembra a atriz e documentarista.
Com morte dele em 2015, aos 60 anos, provocada por um infarto, a produção teve de ser interrompida. ;Essa pessoa tão genial que serviu à música, viveu a música, respirou a música, merecia que as pessoas, pensando principalmente na geração atual, tivesse acesso à história dele;, continua Úrsula. Ela conta que entre muitas excentricidades do músico recluso, ele tinha o hábito de gravar no escuro. ;O estúdio dele era um breu. Ele não gostava de luz. Ele dizia que quanto mais se via, menos se escutava;, recorda-se.
Entre os grandes sucessos da carreira do arranjador está Lança perfume. O subversivo, no melhor sentido, clássico de Rita Lee completa 40 anos de lançamento. Foi marcante para guinada de Rita do rock and roll que fazia ao lado dos Mutantes e do Tutti Frutti para uma fase mais pop e dançante da carreira solo. Embalada pelo disco music à brasileira, a canção tomou as rádios brasileiras e chegou ficar dois meses em primeiro lugar nas paradas musicais da França e a alcançar o Top 10 da Billboard.
Lincoln também assina Palco, com Gilberto Gil; Joga fora, com Sandra de Sá; Leva, com Michael Sullivan; Amor perfeito, com Marina Elali, Festa do interior, com Moraes Moreira; Cidade nua, com Fagner e Daqui pro Meyer, com Ed Motta.
;De 10 sucessos na rádio, 10 eram dele;. O exagero intencional usado por Úrsula dá uma ideia de quão numerosos foram os hits de Lincoln. ;Foram mais de mil com certeza. Alguns músicos chegam a dizer 10 mil;, garante Úrsula. Um dos últimos destaque de Lincoln foi especial da TV Globo que reuniu Ivete Sangalo, Gilberto Gil e Caetano Veloso e conquistou o Grammy Latino de melhor álbum de MPB.
Lincoln Olivetti ; O mago do pop. Novos episódios
Nas sextas, às 22h, até 12 de julho, no canal Music Box Brazil. Classificação indicativa livre.