Publicidade

Correio Braziliense

Banda de rock Made in Brazil completa 52 anos com turnê pelo Brasil

Banda Made in Brazil chega ao cinquentenário em plena atividade, com novos projetos e show em Brasília


postado em 18/06/2019 06:33 / atualizado em 17/06/2019 18:49

Banda Made in Brazil chega ao cinquentenário em plena atividade, com novos projetos e show em Brasília(foto: Arquivo pessoal/ Divulgação)
Banda Made in Brazil chega ao cinquentenário em plena atividade, com novos projetos e show em Brasília (foto: Arquivo pessoal/ Divulgação)


Tudo começou em uma tarde chuvosa da década de 1950. Oswaldo Vecchione tinha apenas 9 anos quando escutou e se encantou com toda a agressividade musical do cantor e pianista Little Richard nas emissoras de rádio. O jovem garoto resolveu comprar um vinil do cantor, mas deparou-se com a falta de estoque e saiu da loja com um disco de Elvis Presley. Imerso no universo do rock, Oswaldo era companhado pelo irmão mais novo, Celso Vecchione, que também se jogou nas melodias da época. Após acompanharem um show de Bill Haley no Brasil, os meninos se empolgaram com a ideia de ter uma banda. Violão elétrico, novas inspirações e a ideia cresceu até se tornar realidade em 1967.
 
“O rock é que nem ferrugem, quando começa não para mais. Te pega de uma maneira que não tem como voltar atrás. Após o nascimento da banda, tivemos cinco anos tocando covers clássicos dos melhores artistas do ramo, antes da fase profissional”, relembra Oswaldo. Desde então, o grupo tomou forma e ganhou proporções reais dentro do panorama musical brasileiro. O primeiro disco lançado, Made in Brazil (1974), foi um divisor de águas dentro das produções da banda. Por ser o primeiro autoral, foi feito cuidadosamente e com muitas horas de estúdio, o que se tornou um padrão. “Utilizamos quase 300 horas de estúdio, o que nos proporcionou a chance de fazer um trabalho profissional e caprichado.”
 
Apesar de ter o rock como carro-chefe, as músicas e composições passam por blues, r&b e punk rock também. Tal diversidade fez com que as pessoas se identificassem com a banda, que tem curiosidades bem específicas. Oswaldo Vecchione nunca deixou o grupo, mas o Made in Brazil conta com mais de 117 músicos que participaram (ou participam), resultando em mais de 200 formações ao longo das cinco décadas de existência. 
 
“Chegamos tranquilos nos 50 anos. Somos um dos poucos grupos que estão em turnê nacional por muitos anos, sem parar, desde outubro de 1974, mesmo com tantos músicos tendo participado da banda. Para durar tanto tempo, mesmo sem o apoio da mídia, você tem que caprichar no que faz. A gente sempre se dedicou ao máximo, tentando fazer o melhor possível em cima das composições, dos arranjos e das letras”, conta Oswaldo. 

Turnê

Oswaldo e Celso estão comandando a turnê de 50 anos do Made in Brazil por todo o território nacional. Neste ano, completam 52 anos, mas seguem as comemorações de um cinquentenário inesquecível. Brasília é uma das cidades que receberá os artistas para uma tarde de autógrafos e uma apresentação com todos os sucessos da banda. “Faremos um show sem a banda, mais intimista. É uma roda de rock, no 
padrão roda de samba. A ideia é passar as músicas como se estivéssemos tocando na sala de casa, do jeito que a gente compõe.”
 
Com muitos anos de estrada, a intenção dos irmãos é reunir pessoas de todas as faixas etárias. A renovação de público acontece com a paixão passada entre os laços familiares, da mesma maneira que a banda começou. A mistura entre os jovens dos anos 2000 e os jovens 
dos anos 1970 torna o público heterogêneo. “A gente até brinca que já consegue levar o avô e o neto juntos para o show.”
 
A vitalidade é outro ponto de orgulho do grupo. Atualmente conseguem viver apenas do rock que produzem, sem depender de outras fontes de renda. “É muito bom comemorar 50 anos e estar vivo. A gente poderia estar comemorando sem estar lançando nada, mas, nos últimos três anos, a gente fez quatro DVDs e vários produtos com estampando a marca da banda”, conta Oswaldo. 

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco 

Serviço
Made in Brazil — Tour 50 anos 
Torre de TV (Eixo Monumental). Hoje (18/06, terça), às 19h. Noite de autógrafos no encontro de motos Torre sobre Rodas. Galpão 17 (SMAS AE G cj. A lt. 16 e 17). Amanhã (19/06, quarta), às 19h. Show Acústico Plugado com Made in Brazil. Ingressos a partir de R$ 30. Não recomendado para menores de 18 anos. 
No Joy Hostel Vila Planalto (Av. Rabelo, casa 21 — Vila Planalto). Domingo (23/6), às 16h. Despedida, com tarde de autógrafos.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade