Diversão e Arte

Thiago Paccola se apresenta nesta quarta-feira no Clube do Choro

O show do violeiro paulista terá a participação dos músicos brasilienses Vitor Mesquita e Pedro Vaz

Irlam Rocha Lima
postado em 19/06/2019 07:00
O show do violeiro paulista terá a participação dos músicos brasilienses Vitor Mesquita e Pedro Vaz

Thiago Paccola, violeiro paulista da nova geração, originário de Mogi Mirim, tem cumprido um circuito nacional, cujo propósito é mostrar seu trabalho autoral. Hoje, às 21h, o músico se apresenta em Brasília, no Espaço Cultural do Choro, tendo como anfitriões os violeiros brasilienses Vitor Mesquita e Pedro Vaz.

Formado pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e bacharel em viola caipira pela faculdade Cantareira, Thiago une a teoria e a técnica que recebeu na escola com a pureza e a simplicidade originárias de seu instrumento. Por dois anos, ele integrou o naipe da Orquestra Paulistana de Vila Caipira e participou da gravação do CD comemorativo dos 15 anos do grupo, no Auditório Ibirapuera.

Além dos trabalhos com orquestras, o instrumentista tem um duo de viola caipira e acordeon em Jonecir Fiori, que se destaca pela inovação nos arranjos. Em 2013, o Du Paccola Fiori gravou o primeiro disco e cinco anos depois ganhou concurso de circulação nacional do BNDES. ;Participo de outro duo com o violonista Lucas Chagas, que foi premiado no concurso de jovens talentos do Conservatório Municipal de Socorro (SP);, diz.

Atualmente, Thiago é professor e regente da Orquestra Mojomiriana, com a qual gravou um CD e um DVD; e da Orquestra Aguiana de Vila Caipira. ;Ao lado dessas duas orquestras venho realizando um trabalho de fomentação cultural na região da Baixa Mogiana, com a formação de grupos de estudos, folia de reis e catira;, destaca.

Neste ano, ele formou com o contrabaixista Silas e o baterista Caio o Thiago Paccola Trio, que tem como intuito tocar um repertório autoral. Nesse projeto, há a inserção da viola em novos caminhos da música instrumental. ;Em meu trabalho solo, faço releituras de músicas consagradas, mescladas por músicas autorais, e também a adaptação de composições feitas para outros instrumentos;, comenta.

Thiago, que tem se apresentado com grandes nomes da música sertaneja autêntica, como Almir Sater e Renato Teixeira, já participou dos principais programas de tevê voltados para esse segmento, entre eles o Viola Minha Viola, da saudosa Inezita Barroso; Som e Sabor Brasil, Canção Nova Sertaneja e Terra da Padroeira.

Em relação ao show de hoje no Clube do Choro, o violeiro faz dois sets. Antes do primeiro, sobe ao palco Vitor Mesquita, que toca Odeon (Ernesto Nazareth), O trenzinho do caipira (Heitor Villa-Lobos) e Disparada (Geraldo Vandré e Théo de Barros). Já na abertura do segundo, Pedro Vaz mostra temas autorais, registrados no CD Dê espaço ao tempo, lançado em 2018.

;Focalizo no meu show músicas de minha autoria, gravadas em alguns trabalhos e outras disponibilizadas no meu canal no Youtube, como Mineira, Pagode doido e Cumuru, além da releitura de Desvairado (Garoto), Bachiianinha n; 1 (Paulinho Nogueira), Milongueio del ayer (Abel Fleury);, anuncia. ;No final, me junto aos meus anfitriões na interpretação de dois temas, ainda não definidos;, acrescenta.


Thiago Paccola
Show do violeiro paulista, com a participação dos músicos brasilienses Vitor Mesquita e Pedro Vaz, hoje, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação