Publicidade

Correio Braziliense

Thiago Paccola se apresenta nesta quarta-feira no Clube do Choro

O show do violeiro paulista terá a participação dos músicos brasilienses Vitor Mesquita e Pedro Vaz


postado em 19/06/2019 07:00

(foto: André Telles/Divulgação)
(foto: André Telles/Divulgação)


Thiago Paccola, violeiro paulista da nova geração, originário de Mogi Mirim, tem cumprido um circuito nacional, cujo propósito é mostrar seu trabalho autoral. Hoje, às 21h, o músico se apresenta em Brasília, no Espaço Cultural do Choro, tendo como anfitriões os violeiros brasilienses Vitor Mesquita e Pedro Vaz.

Formado pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e bacharel em viola caipira pela faculdade Cantareira, Thiago une a teoria e a técnica que recebeu na escola com a pureza e a simplicidade originárias de seu instrumento. Por dois anos, ele integrou o naipe da Orquestra Paulistana de Vila Caipira e participou da gravação do CD comemorativo dos 15 anos do grupo, no Auditório Ibirapuera.

Além dos trabalhos com orquestras, o instrumentista tem um duo de viola caipira e acordeon em Jonecir Fiori, que se destaca pela inovação nos arranjos. Em 2013, o Du Paccola Fiori gravou o primeiro disco e cinco anos depois ganhou concurso de circulação nacional do BNDES. “Participo de outro duo com o violonista Lucas Chagas, que foi premiado no concurso de jovens talentos do Conservatório Municipal de Socorro (SP)”, diz.

Atualmente, Thiago é professor e regente da Orquestra Mojomiriana, com a qual gravou um CD e um DVD; e da Orquestra Aguiana de Vila Caipira. “Ao lado dessas duas orquestras venho realizando um trabalho de fomentação cultural na região da Baixa Mogiana, com a formação de grupos de estudos, folia de reis e catira”, destaca.

Neste ano, ele formou com o contrabaixista Silas e o baterista Caio o Thiago Paccola Trio, que tem como intuito tocar um repertório autoral. Nesse projeto, há a inserção da viola em novos caminhos da música instrumental. “Em meu trabalho solo, faço releituras de músicas consagradas, mescladas por músicas autorais, e também a adaptação de composições feitas para outros instrumentos”, comenta.

Thiago, que tem se apresentado com grandes nomes da música sertaneja autêntica, como Almir Sater e Renato Teixeira, já participou dos principais programas de tevê voltados para esse segmento, entre eles o Viola Minha Viola, da saudosa Inezita Barroso; Som e Sabor Brasil, Canção Nova Sertaneja e Terra da Padroeira.

Em relação ao show de hoje no Clube do Choro, o violeiro faz dois sets. Antes do primeiro, sobe ao palco Vitor Mesquita, que toca Odeon (Ernesto Nazareth), O trenzinho do caipira (Heitor Villa-Lobos) e Disparada (Geraldo Vandré e Théo de Barros). Já na abertura do segundo, Pedro Vaz mostra temas autorais, registrados no CD Dê espaço ao tempo, lançado em 2018.

“Focalizo no meu show músicas de minha autoria, gravadas em alguns trabalhos e outras disponibilizadas no meu canal no Youtube, como Mineira, Pagode doido e Cumuru, além da releitura de Desvairado (Garoto), Bachiianinha nº 1 (Paulinho Nogueira), Milongueio del ayer (Abel Fleury)”, anuncia. “No final, me junto aos meus anfitriões na interpretação de dois temas, ainda não definidos”, acrescenta.


Thiago Paccola
Show do violeiro paulista, com a participação dos músicos brasilienses Vitor Mesquita e Pedro Vaz, hoje, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade