Diversão e Arte

Paula Wenke volta a Brasília com teatro dos sentidos e planos na bagagem

Após temporada no Rio de Janeiro, diretora teatral formada em Brasília e que desenvolveu a metodologia do teatro dos sentidos, volta a Brasília com projetos cênicos e poéticos na bagagem

postado em 19/06/2019 19:19
Paula Wanke entregando abaixo-assinado em favor da arte inclusiva a Jorge Coutinho e Milton Gonçalves, na época presidente e vice do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de de Diversão do Rio de Janeiro (SATED-RJ)
Após uma temporada de 25 anos longe de casa, fazendo teatro no Rio de Janeiro, na França e em Nova York, a diretora teatral Paula Wenke retorna a Brasília, cidade onde se formou em artes cênicas pela UnB. Convidada pelo produtor Carlos Henrique, Paula trabalhará na coordenação de curadoria do primeiro Festival Internacional de Arte Inclusiva (FIARTI).

[SAIBAMAIS]Dona de sucessos teatrais, Paula traz na bagagem o desenvolvimento da metodologia de teatro dos sentidos e um histórico de militância pela arte inclusiva. Ela chega cheia de planos. Além de remontar o teatro dos sentidos com atores locais, a atriz pretende também reencenar alguns sucessos realizados no Rio de Janeiro e estruturar um grupo de teatro.

Um curso de montagem teatral já está planejado para maio no Instituto Claude Debussy (716 Norte), que montará a peça Brasil, mostra tua cara. Há uma negociação em curso para criar uma turma de teatro inclusiva na sede da Associação DF Down (507 Sul) e uma parceira com a poeta e produtora Elisa Carneiro para trazer o curso Interpretação com Performance em Poesia.

Para concluir, Paula pretende realizar também o projeto Movimento Letras Poéticas, recital de poesia que ela realizava no Rio, com requintes de produção cênica, e que chegou a receber palhinhas de artistas do calibre de Antônio Calloni, Zezé Motta, Claudia Alencar, Elisa Lucinda e Viviane Mosé.


Teatro dos sentidos

Metodologia de teatro desenvolvida por Paula Wenke em 2019, tem como objetivo criar uma experiência imersiva com exploração da audição, tato, olfato e paladar e privação da visão. Pode ser fruído por pessoas cegas ou com os olhos vendados, usando também a tecnologia alemã do Iosono, ou som imersivo.

;Além de oferecermos uma experiência lúdica de um mundo sem a visão tradicional, o Teatro dos Sentidos se tornou também inovação cênica: uma curiosa experiência sensorial e tecnológica, com formulação de imagens a partir da criatividade e da memória, pudéssemos provocar um processo catártico mais intenso e revelado;, explicou a diretora em nota divulgada à imprensa.


Sobre Paula Wenke

Teatróloga, diretora teatral, produtora cultural, poetisa, dramaturga, atriz, locutora, professora de interpretação para teatro, tevê e cinema e ativista da arte inclusiva (onde a pessoa com deficiência é protagonista tanto no palco como na plateia), formou-se em artes cênicas na UnB em 1993 e passou os últimos 25 anos fazendo carreira no Rio, no exterior e em outras capitais do país.

Paula se sente feliz de retornar ao seio da família, à convivência dos amigos, à cena teatral da cidade e ao centro de poder do país, conforme afirmou na nota: "Estou me sentindo bem-vinda em Brasília novamente. Quero muito trazer para cá tudo o que eu vi e vivi pelo mundo. O brasiliense é educado, gentil e inteligente. Uma plateia dos sonhos para qualquer criativo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação