Publicidade

Correio Braziliense

Morre, aos 74 anos, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho

Ele estava internado em estado grave desde 23 de maio em São Paulo


postado em 19/06/2019 18:27 / atualizado em 19/06/2019 19:29

(foto: Arquivo pessoal)
(foto: Arquivo pessoal)
O jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho morreu, nesta quarta-feira (19/6), aos 74 anos, em São Paulo. A morte foi confirmada ao Correio pela assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, o qual ele estava internado desde 23 de maio, quando deu entrada no local após ter sofrido um grave acidente, que o levou ao desmaio por conta de problemas cardíacos.

Rubens Ewald Filho se dedicou ao cinema por mais de 30 anos e assistiu mais de 30 mil filmes. Ele era considerado a maior referência brasileira no âmbito do cinema internacional e ficou conhecido pelas opiniões incômodas. Ele era curador da 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado, ainda a ser realizada. No currículo, ele tinha mais de 30 publicações ligadas ao cinema.

O crítico teve incontáveis participações em transmissões de premiações na televisão. Foi comentarista de prêmios com o Oscar na Rede Globo, do SBT, da HBO, do Telecine e da TNT. Em 2003, dada à especialização, publicou o livro O Oscar e eu.

Confira a íntegra da nota de falecimento do hospital


São Paulo, SP (19 de junho de 2019) - O Hospital Samaritano Higienópolis informa que o jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho faleceu na tarde desta quarta-feira (19/6). A instituição se solidariza com os familiares e amigos.

Hospital Samaritano (Higienópolis) 

Repercussão


A Turner, responsável pela TNT, emitiu nota de pesar: "A Turner do Brasil sente profundamente a notícia da morte de Rubens Ewald Filho. Ele é o maior e mais respeitado crítico de cinema que o Brasil já teve, nos acompanhou nas 15 transmissões do Oscar na TNT. Sentiremos muito a sua falta, lamentou Silvia Fu Elias, Diretora Sênior de Conteúdo da Turner. Rubens deixa um grande legado - e um vazio profundo na cena cinematográfica brasileira".






 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade