Diversão e Arte

Curiosidades

postado em 24/06/2019 04:19
O mundo da arte é sempre surpreendente, mas alguns fatos são realmente impressionantes. Conheça a seguir cinco fatos curiosos sobre algumas obras e artistas:

1. Rafael foi um dos artistas que pintaram alguns seres humanos com seis dedos. Isso se deveu à crença renascentista de que as pessoas que tinham seis dedos possuíam um sexto sentido, por meio do qual podiam prever o futuro. Um exemplo é a sua pintura Madonna Sistina, em que a figura de São Sisto tem um dedo a mais pintado.

2. Michelangelo nunca assinava seus trabalhos porque parecia um gesto arrogante e pretensioso, e todos reconheceram suas obras apenas em vê-las. No entanto, a única que assinou foi A pietá, uma vez que sua escultura foi atribuída a outro artista, e duvidavam de sua autoria devido à sua precocidade. Por esta razão, ele gravou seu nome com um cinzel na fita que cruza o peito da escultura.

3. De 1912 a 1948, as competições de arte fizeram parte dos Jogos Olímpicos. Elas consistiram na criação de obras inspiradas no esporte, e as categorias foram: pintura, escultura, literatura, música e arquitetura. Acabaram suprimidas porque os artistas eram obrigados a ser profissionais, algo que não valia para os atletas.

4. A Mona Lisa sofreu terríveis ataques no Louvre, como, por exemplo, o de uma pedra na tela em uma ocasião, e o de ácido, em outra. Portanto, decidiu-se blindá-la com um vidro
à prova de balas, que protegeu o trabalho do impacto de um
copo em 2009.

5. O famoso quadro do norueguês Edvard Munch tem quatro versões e uma litografia. A versão mais emblemática está exposta na Galeria Nacional da Noruega, e foi feita com uma técnica mista de óleo e pastel sobre papelão. Os outros dois estão no Museu Munch, em Oslo. A técnica usada neles é a têmpera sobre papelão. O quarto pertence a uma coleção particular, e a técnica que o artista usou não é exatamente conhecida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação