Diversão e Arte

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional apresenta 'Sheherazade' nesta terça

Nas estepes da Ásia Central, de Aleksandr Borodin, também faz parte da programação

postado em 24/06/2019 18:51
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacinoal Claudio Santoro
Para o concerto desta terça-feira (25/6), no Cine Brasília, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro preparou dois clássicos russos: a obra Sheherazade, de Rimsky-Korsakov, e Nas estepes da Ásia Central, de Aleksandr Borodin, dois integrantes do chamado Grupo dos Cinco, elenco de compositores russos do século 19 que levaram elementos folclóricos nacionais para a música clássica.

[SAIBAMAIS]Sheherazade, suíte sinfônica em quatro partes com duração de cerca de 50 minutos, narra a história da princesa protagonista do clássico As mil e uma noites, que escapou da morte por meio da astúcia de contar histórias ao sultão com quem se casou e que ia assassiná-la para tentar evitar uma maldição. Nas estepes da Ásia Central, poema sinfônico de oito minutos, narra uma cena ambientada nas estepes russas e descreve os animais de lá.

A escolha das peças, conforme explica o maestro Cláudio Cohen, faz parte da estratégia de promover "viagens pelo mundo através da música", contribuindo para aumentar o repertório dos apreciadores da música clássica instrumental que acompanham a orquestra.

Serviço
Concerto russo
Apresentação das obras Sheherazade, de Rimsky-Korsakov, e Nas estepes da Ásia Central, de Aleksandr Borodin. Terça-feria (25/6), às 20h, no Cine Brasília (106/107 Sul, 3244-1660). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação