Diversão e Arte

Zeca Baleiro lança 'Amor no caos' no Gentil Café

Cantor e compositor busca o amor em 11º álbum

João Paulo Zanatto*
postado em 27/06/2019 06:30

Novo disco conta com 11 faixas autorais

Quando se passa por momentos conturbados, uma das soluções é buscar amor. É assim que vê Zeca Baleiro, que lança hoje o 11; álbum autoral da carreira, Amor no caos, no Gentil Café (410 Sul, Bl. B), das 19h às 21h.

;Acho que o amor, não necessariamente o amor romântico, mas o afeto, a delicadeza e a generosidade têm um poder transformador muito grande. Precisamos cantar isso;, conta Zeca Baleiro ao Correio, que batizou o disco referindo-se a um caos mais planetário, mas que não deixa de se encaixar no período atual do Brasil. ;Pode ser referente ao momento social e político do país por extensão, um momento de grande tensão, incerteza e incomunicabilidade;, aponta o cantor.

Composto por 11 faixas inéditas, o novo álbum marca a retomada de antigas parcerias, como na música Te amei ali, composta por Zeca e Frejat, que assinaram juntos anteriormente Nada além. E, apesar de três faixas do disco terem sido feitas solitariamente por ele, o artista acha estimulante a cooperação. ;Apesar de compor bastante sozinho, adoro parceria, acho muito instigante. E os parceiros vão surgindo por causa da afinidade;, revela Zeca, que aproveitou o momento para novas colaborações, como nas músicas Pela milésima vez que, apesar do título, é a primeira parceria de Baleiro e Paulinho Moska; e em O linchador, onde o cantor faz dupla com o rapper Rincon Sapiência, e traz a poesia de Fernando Abreu, este já colaborador de longa data. Completam o disco Todo super-homem, Ela nunca diz, Balada do amor em chamas, Por minha rua, Mais leve, Dia quente, Saudade dá e Outra canção do exílio.

Em Ela nunca diz, um dos versos do compositor evoca o nome dos artistas, que apesar de não serem naturais da capital, são importantíssimos no que se refere a poesia brasiliense e dão cara à cidade, Nicolas Behr e Francisco Alvim. ;Cito Behr e outros poetas da geração mimeógrafo, Chico Alvim, que também fixou-se em Brasília, e mais Cacaso e Chacal. Já estive com Nicolas e é um sujeito muito interessante e inteligente;, diz, e assegura que não há influência direta da capital no novo disco.

Amor no caos foi dividido em dois volumes. O segundo está no forno e logo será concluído. ;Estou finalizando o volume 2 neste momento. Lançarei no segundo semestre. Ele está bem diferente, é mais acústico, menos pop e mais emocionado;, garante Zeca Baleiro.

O evento de lançamento será uma noite de autógrafos, aproveitando a passagem pela cidade, já que realiza show amanhã no Funn Festival. O disco estará disponível para compra por R$ 25, com direito a autógrafo do compositor. E, para quem vai ao show nesta sexta, o cantor adianta que surpresas aguardam o público. ;Incluí algumas músicas do novo disco no set, que também terá clássicos rearranjados e algumas surpresinhas;, finaliza Zeca.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco.

Serviço

Lançamento do álbum Amor no caos e noite de autógrafos com Zeca Baleiro

Gentil Café (410 Sul, Bl. B). Quinta (27/6), das 19h às 21h. Entrada franca. Vendas do disco por R$ 25. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação