Diversão e Arte

Noite (en)torta os caminhos da música brasiliense

Em entrevista ao Correio, três cantoras da cidade falam sobre empoderamento na música

Melissa Duarte*
postado em 27/06/2019 17:14
Hannya & Os Verdes é uma das bandas brasilienses a se apresentar no Noite Torta

A noite desta quinta-feira (27/6) é das mulheres. Três bandas apresentam o show Noite torta na Cervejaria Criolina e levam ao palco do show Noite Torta mulheres vocalistas que começam a despontar no cenário musical. Por isso, o Correio conversou com as cantoras Sara Mariano, de O bando de Sara, Julia Carvalho, da banda Talo de Mamona, e Haynna, do grupo Haynna & Os Verdes. ;Pensei em três mulheres que tivesse personalidade forte aqui de Brasília e me lembrei da Haynna, da Julia e de mim;, conta a idealizadora Sara Mariano.
;A música é um instrumento revolucionário. Sou uma mulher preta que canta o que quer. Meu corpo negro, nordestino, periférico é político. Sinto que que posso influenciar várias mulheres sendo quem eu sou. Eu me sinto plena e quero ocupar cada vez mais espaços;, afirma Haynna.
O projeto está na segunda edição, mas o show é inédito: é a primeira vez que as três bandas vão se apresentar juntas. As expectativas são as melhores para o show desta noite. ;A gente dá o melhor de si para trazer do bom e do melhor para o público para que o pessoal se sinta realmente aconchegado e valorizado;, relata Sara. A ideia é fazer com que o público se surpreenda.
Os estilos musicais são diferentes, o que não impede que as artistas tenham gostos em comum. ;Hoje, a noite será de emoção e luz. A gente quer se divertir, brincar e entortar o que está muito retinho... A gente pretende mostrar a magia que é reunir grandes artistas independentes, pessoas que amam estar no palco pra compartilhar, divertir e emocionar;, declara Julia.
O bando de Sara surgiu em 2013, com covers de músicas brasileiras. Agora, toca composições próprias e de amigos e vai fazer o pré-lançamento do novo disco. ;A gente faz um som de arará brasileiro, porque a gente mistura ritmos brasileiros com uma pegada de rock e a gente faz um som dissonante, quebrado, ousado;;, relata a vocalista.
Formada por Sara Mariano (voz), Jota Dale (guitarra), Vavá Afiouni (baixo) ; o único que não participou da formação original ; e Luppa Marques (bateria), o grupo tem canções que vão do amor ao feminismo, passando pela política. ;Tem um pouco de cada coisa porque é o que a gente sente, né? É o que a gente passa na vida;, afirma a cantora.
Sara acredita, ainda, que a música pode empoderar em relação ao amor e a questões sociais e políticas, além de promover reflexão. ;É uma forma de expressão muito forte em que a gente expressa nosso sentimento, nossas emoções e tem liberdade para expressar e explorar muitas formas de pensamento;, defende a artista, que vai tocar o novo álbum da banda.
Julia concorda. Para a cantora, ;(a música) pode tanto empoderar e nutrir quanto desempoderar e minguar;. ;Eu sinto uma enorme responsabilidade com o que transmito para o público, porque num show você pode transformar a noite de alguém em algo muito especial ou também pode acabar com ela;, confessa a líder do Talo de Mamona. Além dela, a banda é formada por André Arraes (baixo), Felipe Fiuza (percussão) e Tiago Moria (violão e voz), Otto Moraes (bateria) e Vanderlei Costa (performance e poesia).
;Somos um coletivo de música autoral que mistura rock, blues, brega e brasilidades", conta a líder de Haynna & Os Verdes. O grupo ; que nasceu na periferia brasiliense ; conta com Michele Cardoso (guitarra), Daniela Vieira (teclado), Jhonata Morais (bateria) e Rian Sodré (baixo). ;As músicas (da banda) falam sobre amor, revolução, sobre ser quem quiser ser. É uma boa e velha sofrência. Nossa principal inspiração são as emoções humanas;, finaliza a cantora.

*Estagiária sob supervisão de Igor Silveira

Serviço
Noite torta

Cervejaria Criolina (SOF Sul, Q. 1, cj. B, lt. 6, Guará). Nesta quinta-feira (27/6), às 20h. Ingressos: R$ 15 (antecipado, à venda no Sympla), e R$ 25 (na hora). Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação