O escritor e jornalista Edvaldo Nepomuceno vai lançar o livro O ódio e a vingança, da Editora Kelps, sobre a vida e a morte do ex-ditador da Síria Mohamed Adib Chichakli. O evento será nesta sexta-feira (28/6), em Ceres, no interior de Goiás, onde o ex-ditador foi assassinado em setembro de 1964 por vingança.
"Como foi um caso que teve repecussão nacional e internacional, eu achei relevante fazer esse livro sobre ele. Até então não havia uma obra sobre o fato, só matérias de jornal", conta o também professor aposentado de inglês e de espanhol. "Acho que o livro vai contribuir para estudiosos e estudantes conhecerem. É uma história marcante, interessante", complementa.
Radicado no Brasil por aproximadamente 10 anos, morou quase todo esse tempo em Ceres. O autor conta que o sírio fez vários trajetos e morou em diversos locais até chegar ao país cerca de dois anos depois de renunciar ao cargo por causa de conflitos. Especula-se que Mohamed Adib Chichakli tenha matado por volta de 25 mil crianças sírias.
O assassino dele era da comunidade drusa e fugiu após matá-lo. Depois, apresentou-se à polícia e foi condenado à prisão. Nepomucento era criança quando o ex-presidente vivia na cidade e se lembra vagamente dele. Para escrever a obra, conta que pesquisou na internet, no fórum e conversou com moradores e juízes. Essa é o 25; livro que o escritor edita.
*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel
Serviço
Lançamento do livro O ódio e a vingança
Colégio Solar (Av. Presidente Vargas, 425, Ceres, Goiás). Nesta sexta-feira, às 20h. Preço do livro: R$ 25.