Diversão e Arte

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá revisitam Legião Urbana na Praia

Os discos 'Dois' e 'Que país é este?' estão no repertório

Irlam Rocha Lima
postado em 04/07/2019 06:30

Paulo Henrique Cruz/Divulgação
Há mais de um ano na estrada, o show em que Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá revisitam Dois e Que país é este?, cultuados álbuns da Legião Urbana, está de volta a Brasília, para apresentação hoje, às 21h30, na Quinta Cultural do projeto Na Praia: Memórias e Sensações. Em 23 de março último, o concerto levou ao delírio 15 mil pessoas presentes ao Ginásio Nilson Nelson.
O guitarrista e o baterista, ex-integrantes da formação original da banda brasiliense, têm a companhia de André Frateschi (vocal), Lucas Vasconcellos (guitarra e violão), Roberto Pollo (teclados e programações) e Mauro Bermana (baixo e direção musical). A turnê já os levou a todas as regiões do país e também a Miami (EUA).
No set list estão em destaque clássicos do rock nacional, com a assinatura de Renato Russo, como Angra dos Reis, Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo, Índios, Quase sem querer, Tempo perdido e, claro, a ainda pertinente Que país é este?, registradas nos discos revisitados. Mas houve a inclusão de consagradas canções dos legionários, gravadas em outros trabalhos da banda, entre as quais Eu sei, Há tempos, Música urbana 2, Será e Vento no litoral.
A maioria delas são interpretadas por André Frateschi, que imprime sua personalidade ao recriá-las. O ator e cantor paulistano tinha apenas 11 anos quando, pela primeira vez, assistiu a um show da Legião. ;Minha mãe, a atriz Denise Del Vechio, à época fazia a peça Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva, que era amigo de Renato, Dado, Marcelo e Negrete. Em turnê pelo país, ela apresentava o espetáculo na Sala Villa-Lobos, e no mesmo dia a Legião fazia show em Brasília e fui com a banda para o Ginásio Nilson Nelson;, lembra.
Quando do lançamento de Dois, Frateschi, já um pré-adolescente, voltou a estar perto da Legião, durante a apresentação no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo. ;Paralelamente ao teatro, ao qual me dediquei, sempre fui ligado à música e cheguei a ter banda de rock. Surpreendi-me quando, em 2015, recebi o convite do Dado, de quem havia me tornado amigo, para ser o vocalista do projeto, com o qual ele e o Bonfá iriam celebrar os 40 anos do primeiro álbum da Legião;.
Como a série de apresentações obteve uma impressionante repercussão, Dado e Bonfá decidiram fazer um novo concerto, com base no Dois e no Que país é este?, para o qual Frateschi voltou a ser convidado. ;Estamos há mais de um ano na estrada, recebendo uma acolhida calorosíssima do público em todo o país;, festeja Frateschi. ;Ao botar a cara nesta história e perceber a aceitação que recebo das pessoas ao interpretar as músicas compostas pelo Renato Russo, me dá um prazer imenso. São canções que mantêm o frescor, que são necessárias, que precisam ser cantadas no tempo em que vivemos;, afirma;

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá
Show hoje, às 21h30, pela Quinta Cultural do projeto Na Praia (Orla Norte do Logo Paranoá). Antes, a partir das 18h, se apresentam o DJ Jonnes e o grupo Funqquestra; e depois o DJ Cottonete. Ingresso: R$ 71 (valor referente à meia entrada).





Quinta Cultural ; Programação

11/07 Falamansa

18/07 Lulu Santos

25/07 Nando Reis e Roberta Campos

01/08 Diogo Nogueira

08/08 Roupa Nova

15/08 Djavan

22/08 Alceu Valença

29/08 Capital Inicial

05/09 Zeca Pagodinho


Entrevista//Marcelo Bonfá


Foi a ótima repercussão do concerto que celebrou os 40 anos do álbum de estreia da Legião Urbana que levou vocês a fazerem o show que tem por base os discos Dois e Que país é este?

De certa forma, sim. O show anterior ficou dois anos na estrada e continuamos recebendo convites para continuar a apresentá-lo quando decidimos parar com a turnê. Como Dois e o Que país é este são discos emblemáticos da Legião, decidimos revisitá-los. Estamos fazendo este show há mais de um ano, já o levamos a todas as regiões do país. Em laguns lugares tivemos que voltar, pois houve muitas solicitações para o retorno. As músicas desses álbuns fazem parte da memoria afetiva dos legionários.


O show foi apresentado em 23 de março último, no Ginásio Nilson Nelson, e assistido por 15 mil pessoas. Agora vai ser feito na Quinta Cultural do projeto Na Praia. Voltar a tocar em Brasília representa o que par vocês?

Foi em Brasília onde tudo começou para a Legião. A banda faz parte do imaginário de muita gente. O que é mais legal é o fato de, os nossos shows serem assistidos por quem nos acompanha desde o começo e por roqueiroas das novas gerações. Percebemos isso claramente na apresentação em março, no Nilson Nelson. Ver aquela multidão fazendo coro em praticamente em todas as músicas, nos emocionou bastante.


Como no show anterior, neste você e o Dado fazem solo em algumas músicas. Com isso quiseram ter uma participação mais efetiva?

Somos da formação original da Legião, participamos da gravação de todas as músicas. Elas fazem parte da nossa vida. Portanto, nada mais natural queeu cante Eduardo e Mônica e Vento no litoral, e o Dado interprete Conexão amazônica, Giz e Tempo perdido.


A maioria do set list tem como intérprete o André Frateschi. Como o vêem a interpretação dele para músicas que eram cantadas por Renato Russo?

O Renato é insubstituível. O canto e o carisma que ele possuía são intransferíveis, O André é um ator e cantor talentoso e de grande profissionalismo. Ele se revelou um grande intérprete das canções da Legião e conquistou os fãs da banda desde o primeiro show; além de está totalmente integrado a esse projeto. Devo destacar também o trabalho dos outros músicos e em especial do Mauro Bermana, diretor musical do show, que criou novos arranjos, sem disvirtuar o que foi proposto pela banda, ao gravar e tocar as músicas.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação