Diversão e Arte

Ocupação do Setor Comercial Sul está a cargo do coletivo Do Quadrado

Coletivo do Quadrado promove programação artística até 12 de julho durante os dias de semana, das 17h às 19h30

Adriana Izel
postado em 09/07/2019 06:44
Dupla de cantoras é uma das atrações do evento
Desde 2017, o Setor Comercial Sul passa por um processo de revitalização, que tem como objetivo tirar a imagem marginalizada e de abandono do espaço. Coletivos e produtores brasilienses têm sido responsáveis por movimentar o local, com festas, eventos, feiras, exposições e mostras, seja na própria rua, seja dentro de espaços, como na Casa de Cultura da América Latina (CAL) e no Espaço Cultural Canteiro Central.

Nesta semana, mais um evento de ocupação toma conta do SCS. É o Manifesta do Quadrado, promovido pelo Coletivo Do Quadrado, que começa hoje (09/07, terça) e segue com programação artística até 12 de julho. Diferentemente da maioria dos eventos que ocorrem no setor, o festival será durante os dias da semana das 17h às 19h30. ;Estaremos ao ar livre, pegando as pessoas na saída dos trabalhos. Nosso alvo agora são os trabalhadores e transeuntes que circulam por ali. São milhares de pessoas que passam pela praça onde estaremos nos apresentando. Essa necessidade de sair um pouco do teatro e alcançar mais pessoas. O SCS tem se mostrado um lugar importante para isso, sobretudo no atual contexto de ataque à área cultural. A arte não pode parar;, defende Danú Gontijo, integrante do Coletivo Do Quadrado.

A programação começa hoje com apresentações de Pedro Vasconcellos Quarteto e Priscila Lima e performance da atriz e ativista Sheila Campos. Até sexta-feira, artistas do mundo da música e performances de diferentes âmbitos fazem parte da agenda.

;Nossa pegada sempre foi arte autoral plural e de extrema qualidade dos quatro cantos do DF, com foco na autoria de mulheres, pessoas negras, LGBT%2bs, da periferia e de outros grupos que têm e historicamente tiveram suas vozes desautorizadas e reduzidas. Buscamos contemplar artistas que estavam se apresentando nas temporadas sem cachês e trabalhando nos espetáculos, por pura militância em prol da arte autoral do DF;, explica Danú.

Sobre a união dos diferentes formatos artísticos, que passam pela música, dança e arte em geral, a cantora e integrante do coletivo revela ser algo que o Do Quadrado sempre valoriza nos projetos. ;Em todas as temporadas, misturamos atrações musicais com artes. É a marca Do Quadrado fazer uma mostra multiartística, criando um ambiente com variadas formas de expressões e estilos, possibilitando a troca de experiências e o intercâmbio de linguagens;, afirma.

A intenção do coletivo era incluir ainda mais expressões, no entanto, como o evento tem recursos do Fundo de Apoio à Cultura, o FAC Ocupação de 2016, houve uma limitação. ;Desta vez, tivemos que concentrar em performances e dança, porque não tínhamos muitas pernas para misturar ainda mais. Estamos fazendo um verdadeiro milagre com os recursos que conseguimos e graças a pequenos apoios do Sindicato dos Bancários, Sinpro e parcerias incríveis com a CAL e com o coletivo No Setor, que vem fazendo um importante trabalho de revitalização no SCS;, completa.

Apresentações

Além de integrar o coletivo, Danú Gontijo estará no evento como atração. Ao lado de Tatá, ela tem um duo que se apresenta na quinta-feira. ;O show trará um pouco de cada um dos nossos trabalhos, nesse breve percurso desde que começamos em 2014;, adianta.

Canções de O leve, de 2015, primeiro disco da carreira da dupla, estarão no repertório do show. Do segundo disco, Cantadas, gravado com o Trio Brasileiro (Dudu Maia, Alexandre e Douglas Lora), está prevista uma música. A faixa Foi foda quando você soltou a minha mão, faixa vencedora do Festival de Música da Rádio Nacional em 2016, e algumas músicas de Suíte para eletrodos, terceiro disco do duo com previsão de lançamento no segundo semestre do ano, completam o setlist.

Conhecido na cidade por integrar bandas como Talo de Mamona, Tiago Mória faz parte do line-up da sexta-feira. Na apresentação, o cantor aproveita para lançar o projeto solo. ;Como sempre tive esse trabalho de compor ; não só para mim, mas para outros artistas ;, resolvi fazer uma carreira solo para continuar botando as músicas na rua. Por mais que uma galera tenha gravado e eu tenha levado algumas para a banda, ficava muita coisa ainda em casa;, conta.

Compositor Tiago Mória lança faixas do EP solo no show

O show que o artista apresentará no Manifesta do Quadrado é do próximo trabalho, Tá esperando o quê?, que está com um financiamento coletivo no site Vakinha (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/629349) para que o compositor consiga arcar com os custos da produção musical e audiovisual das seis faixas e dos dois clipes que integram o álbum. ;Esse é um trabalho mais maduro. Tem uma música que fiz para minha filha que nasceu agora, Rita, e outra chamada My life, que fala sobre as pessoas que vivem em situação de rua. Eu sempre tive uma atitude rock;n;roll nos meus trabalhos. Na carreira solo, a gente mistura essa atitude com música brasileira, forró, samba, hip-hop;, revela. O material chega às plataformas digitais em 12 de julho.

Manifesta do Quadrado ; Ocupação SCS
Setor Comercial Sul (Qd. 5, em frente ao BRB). De hoje (9/7, terça) até sexta-feira, das 17h às 19h30. Com shows de Pedro Vasconcellos Quarteto, Sheila Campos, Priscila Lima, Litieh, Kika Sena, Be Bel, Tatá e Danú, Cristiane Sobral, Haynna, Marcelo Café, Tiago Mória, A Roda e Pegada Black Dança & Cia. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação