Diversão e Arte

O Brasil se despediu do mito da música João Gilberto, com muita comoção

Fãs, amigos e família se despedem de João Gilberto no Theatro Municipal do Rio. Cantor e compositor baiano deixa um legado único com sucessos internacionais como Desafinado

José Carlos Vieira, Nahima Maciel
postado em 09/07/2019 07:03
João Gilberto: figura única na música nacional e internacional
O último descanso de João Gilberto será em Niterói, no jazigo da família no cemitério Parque da Colina. Antes do enterro, à tarde, ontem (08/07, segunda), o corpo do cantor foi levado para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pouco antes das 8h. A casa na qual o pai da bossa nova realizou um de seus últimos shows, durante a turnê de 2008, serviu também de abrigo para despedidas de fãs e familiares. Até as 10h, o saguão do teatro ficou fechado para o público e apenas familiares e amigos puderam entrar no local. Depois, o velório foi aberto ao público, que aguardava do lado de fora, na escadaria do prédio.

Por volta das 14h20, o caixão deixou o Municipal em direção ao cemitério, em Niterói. Pouco antes, foi realizada uma missa de corpo presente celebrada pelo padre Omar, da Paróquia do Cristo Redentor, durante a qual Bebel Gilberto, filha de João com Miúcha, e Luisa Carolina Gilberto, caçula do cantor, e fruto da união com a jornalista Claudia Faissol, falaram sobre o cantor. Durante a missa, também houve participação do coro do Theatro Municipal, que, regido por Tim Rescala, cantou Chega de saudade acompanhado dos familiares e amigos. Do lado de fora do teatro, uma salva de palmas de populares saudou a saída do caixão para, em seguida, entoar Desafinado em coro.

Quando deixou o apartamento para ir ao enterro, a moçambicana Maria do Céu Harris, 55 anos, com quem João Gilberto viveu nos últimos anos, pediu que o Brasil fizesse silêncio e ouvisse mais a obra do cantor. Era ela quem estava ao lado do baiano de Juazeiro quando ele morreu, no sábado, em seu apartamento no Leblon, no Rio. A excentricidade e a mania de isolamento contribuíram para o mistério em torno da morte de João Gilberto. Foi no Facebook da neta Sofia, de 3 anos, filha de João Marcelo Gilberto, que a morte foi anunciada, por volta das 15h de sábado. Segundo entrevistas concedidas por Bebel, ele estava cada vez mais frágil e debilitado e a morte teria sido consequência de causas naturais.

Em seguida, o próprio João Marcelo, filho do cantor com Astrud Gilberto e que mora nos Estados Unidos, comentaria o fato em mensagem de adeus ao pai. Bebel Gilberto só postaria um comentário às 18h, no Instagram. Ela estava em turnê nos Estados Unidos e desembarcou na tarde de ontem no Rio. João Marcelo não veio, porque está renovando o visto de permanência nos EUA. Quatro dias antes de morrer, o cantor saiu para jantar no restaurante Mariu;s, especializado em frutos do mar. Estava em companhia de Maria do Céu e do advogado Gustavo Miranda.
A viúva Maria do Céu Harris, na cerimônia de adeus
Disputas

João Gilberto deixou de fazer shows há mais de 10 anos. Andava bastante debilitado, com problemas de saúde, e estava cada vez mais isolado. Seu nome, no entanto, não saiu das páginas dos jornais. Disputas judiciais perseguiam o cantor há anos. Primeiro, em processos desencadeados por ele contra a gravadora EMI, antiga Odeon, pelo não pagamento de direitos autorais. Depois, em consequência de brigas familiares, que culminaram com a interdição judicial conduzida por Bebel, em 2017, e que acabaram gerando um racha familiar. Segundo a advogada da cantora, a medida teria sido tomada para proteger o pai, que passava por problemas financeiros.

A repercussão da morte João Gilberto se espalhou pelo Brasil e pelo mundo. Gal Costa dedicou ao cantor o show A pele do futuro, realizado no Centro de Convenções, em Brasília, na noite de sábado. ;João vai deixar um vácuo enorme na música brasileira. Não só pela sua voz e por sua interpretação, como também por sua postura diante da vida;, disse. ;Não virei cantora por causa do João Gilberto. Ser cantora era meu sonho de infância, nasci cantora, mas João foi meu professor, me ensinou a melhorar meu canto, minha respiração. Antes era Deus no céu, João na terra. Agora é Deus no céu e João Gilberto no céu; completou.

Em Londres, Gilberto Gil dedicou o show da turnê do disco OK ao pai da bossa nova. No palco, acompanhado de Roberta Sá, cantou Chega de saudade. No Fantástico, Arnaldo Antunes e Cézar Mendes apresentaram a música inédita João. Composta por Mendes e dedicada ao cantor, de quem era amigo, a canção fala de silêncios e perfeições, duas noções fundamentais para João Gilberto. Em show da turnê Ofertório, em Ponta Delgada (Açores), Caetano Veloso também homenageou o cantor com Chega de saudade, cantada em conjunto com os filhos, Tom, Zeca e Moreno. No Facebook, João Donato divulgou uma foto com João Gilberto e uma mensagem: ;Minha saudade é de você, João Gilberto;.

O cineasta francês Georges Gachot, diretor do documentário Onde está você, João Gilberto?, disse que estava recebendo muitas mensagens na Europa, porque, depois do filme, muita gente acha que ele era da família de João Gilberto. ;Meu pensamento vai também para a minha querida amiga Miúcha, que morreu em dezembro passado. Nós perdemos, em João Gilberto, uma força criativa imensa;, afirmou Gachot.
José Carlos Vieira
No aniversário de 85 anos de João Gilberto, em 2016, o Correio entrevistou com exclusividade João Donato que falou sobre a importância de João Gilberto para a música brasileira. O depoimento emocionante do amigo-fã dá a dimensão do legado do mestre da bossa nova para o Brasil.

Como foi o primeiro encontro com João Gilberto?
Fomos amigos desde o primeiro dia em que nos encontramos, no estúdio da RádioTupi. João veio para o Rio cantar no conjunto vocal Garotos da Lua. O pessoal do conjunto nos apresentou: ;Este aqui é o rapaz da Bahia que se parece com você;. E João disse logo: ;É mesmo!”(risos). A gente tinha as mesmas escolhas e falávamos mal das mesmas coisas e elogiávamos as mesmas pessoas (risos).

E como surgiram as parcerias, como o sucesso Minha saudade?
O João gostava de ficar preso no banheiro tocando violão, procurando um jeito seu de tocar e cantar, e acabou encontrando (risos). Foi nessa época que começaram as parcerias. Minha saudade veio daí. Nós tivemos uma vivência musical muito grande. João Gilberto sempre foi uma pessoa divertida.

Na sua opinião, qual a importância de João Gilberto para a música brasileira?
Ter criado um estilo de música mais suave, com menos barulho, mais moderno. Deixou um pouco de lado a percussão. João Gilberto, com Tom Jobim, ajudou a internacionalizar a nossa música.


Erramos
Devido a problemas técnicos, o caderno Diversão & Arte deixou de publicar, ontem, a capa da edição extra sobre a morte do cantor e compositor João Gilberto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação