Diversão e Arte

Três perguntas /Breno Lira Gomes

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 11/07/2019 04:08


Entre os filmes clássicos, a seleção se deu por quais critérios?
Fiz uma pré-seleção dos clássicos, me baseando em entrevistas, matérias e livros sobre Burton. A partir da lista, houve análise do próprio Burton para que, com a curadora da exposição Jenny He, indicassem títulos a serem modificados. Para minha felicidade, concordaram com a relação, que inclui 17 filmes.


O que traz tanta popularidade?
Tim Burton lida com sonhos e pesadelos. Ele é um artista visual completo. Há apuro estético, pouco visto, o que reforça a questão da autorais. Os filmes trazem a cara dele, pois participa do processo dos títulos como um todo. Alice no País das Maravilhas, A fantástica fábrica de chocolates e Dumbo são exemplos. Há registro de visual único. São filmes onde a fantasia é elemento essencial para o desenvolvimento de tramas.


Quais os filmes essenciais da obra?
Para mim, como curador, considero Os fantasmas se divertem, Edward mãos de tesoura e A lenda do Cavaleiro sem Cabeça. No primeiro, Tim Burton já nos mostra do que é capaz. No segundo, comprova ser ótimo contador de histórias fantásticas. E no terceiro, ele chega ao seu auge estético e presta homenagem ao cinema de horror. Nos três dá para se identificar os principais características. Da trilha de Danny Elfman à parceria com atores como Michael Keaton e Johnny Depp, passando pela fotografia e direção de arte mais do que apuradas, e tornadas personagens à parte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação