Diversão e Arte

Evento na Chapada dos Veadeiros fomenta a diversidade cultural brasileira

O 19º Encontro de culturas tradicionais visa fortalecer as tradições culturais do país

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 11/07/2019 11:03
O evento celebra as tradições culturais do país

A partir desta sexta-feira (12/7), tem início o 19; Encontro de culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros, cujo objetivo é discutir formas de fortalecimento da diversidade cultural brasileira. O evento conta com 22 atrações que promoverão as tradições culturais de diferentes cantos do país.

De 12 a 19 de julho, a 13; Aldeia Multiétnica ocupa os holofotes do evento com o espaço de valorização dos povos indígenas. Conversas como, por exemplo, sobre lideranças indígenas, em que novos líderes serão apresentados e o que deve ser aprendido com os anciãos que lutam até hoje; espaço para aprendizado sobre as práticas ancestrais de medicina; além da festa Pemp ;Kahàc, que contará com representantes dos Krahô, povo indígena do Tocantins.

A Aldeia Multiétnica também terá a presença de representantes das etnias Kayapó/Mebengokré (PA), Fulni-ô (PE), Karajá (TO), Guarani Mbyá (SP), Xavante (MT) e dos povos do Alto Xingu (MT). Inscrições, valores e mais informações pelo e-mail aldeia@encontrodeculturas.com.br e pelo site www.aldeiamultietnica.com.br.

Começando em 20 de julho, o Encontro de culturas celebra o maior território quilombola remanescente do Brasil, o sítio histórico Kalunga e exalta a cultura das comunidades tradicionais da Chapada dos Veadeiros, como a caçada da rainha de Colinas do Sul, o congo de Niquelândia e a catira de São João d;Aliança.

A abertura terá show da banda Ponto Br e, ao longo da programação, se apresentam nomes como Ponto de Equilíbrio, Xaxado Novo, Flautins de Mauá, Josyara, Socorro Lira, Mestre Anderson Miguel, Siba e Bandinha Di da dó. O evento finaliza no início de agosto, no dia 3. Programação e mais informações no site www.encontrodeculturas.com.br. Vendas de ingressos no site da Sympla.

Serviço
19; Encontro de culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros

13; Aldeia Multiétnica
Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros (GO). De 12 a 19 de julho. Inscrições e mais informações pelo e-mail aldeia@encontrodeculturas.com.br e no site www.aldeiamultietnica.com.br.

Encontro de culturas
Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros (GO). De 20 de julho a 3 de agosto. Programação e mais informações no site www.encontrodeculturas.com.br. Vendas de ingressos no site da Sympla.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação