Diversão e Arte

Cine Brasília abriga o início da temporada semestral da Orquestra Sinfônica

Antonin Dvorak. Wolfgang Amadeus Mozaert e Joseph Haydn estão no programa da noite de hoje (16/07) do Cine Brasília, palco da OSTNCS

Irlam Rocha Lima
postado em 16/07/2019 06:33
Rumo à centésima apresentação, a Orquestra Sinfônica estará no Cine Brasília
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional tem uma meta neste ano: a realização de 100 concertos. Ao chegar a esse número, a instituição brasiliense, criada há quatro décadas pelo maestro Cláudio Santoro, estabelecerá um recorde em sua história. ;Acredito que conseguiremos, com tranquilidade, uma vez que temos uma extensa agenda para cumprir neste segundo semestre;, diz o maestro Cláudio Cohen.

No primeiro semestre foram realizados 60 concertos, sendo a metade no Cine Brasília, onde em maio último o grupo comemorou os 40 anos de existência, com um concorrido concerto, assistido por plateia de 600 espectadores. É lá onde a orquestra volta a se apresentar hoje (16/07), às 20h, na abertura da programação do segundo semestre.

O programa elaborado para o concerto desta noite contempla peças dos períodos romântico e clássico. Na abertura, o público ouvirá Noturno Op.40, do compositor tcheco Antonin Dvorak. Em seguida, serão executadas Pequena serenata noturna e Sin fonia 4 ; Le Matin, de autoria dos austríacos Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn.

;Haydn é o grande mestre da sinfonia clássica, tendo composto 194 peças. A de número quatro, do início da carreira do autor, é muito leve, de instrumentação ligeira, e remete, como o título antecipa, que desenvolve num movimento rápido;, explica Cohen.

De acordo com o maestro, em Noturno Op. 40, ;Dvorak introduz romantismo com seu apelo às emoções, movido na peça pelo lirismo das cordas. Nas obras de Mozart e Dvorak, teremos somente cordas; e na sinfonia de Haydn estaremos diante de uma orquestra clássica de cordas, Madeira e metais, mas sem percussão;. No bis, vamos reverenciar João Gilberto, o criador da bossa nova, com um arranjo de Ricardo Vasconcellos para Chega de saudade (Tom Jobim e Vinicus de Moraes)

Rock sinfônico

Segundo Cohen, no primeiro semestre, além dos concertos no Cine Brasília, a orquestra fez, no mesmo local, apresentações didáticas para alunos de escolas públicas do Distrito Federal, com 1h15 de duração, nos quais estudantes de 4 a 16 anos tomaram conhecimento do funcionamento de uma sinfônica e dos instrumentos utilizados.

;A grande maioria daquelas crianças e adolescentes nunca haviam ouvido música clássica, nem assistido a um concerto de orquestra; e ficaram encantadas;, conta. ;Esses encontros voltam a acontecer neste semestre;, complementa. Visita a hospitais e UPAs no Plano Piloto e cidades do DF fizeram parte também das atividades da orquestra e vão continuar ocorrendo a partir do próximo mês.

Para fora do Cine Brasília, estão programados três concertos para breve. No dia 27 próximo, a orquestra se junta a guitarristas brasilienses no Rock sinfônico, na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul). Acompanhados pela orquestra, Dillo D;Araújo, Haroldinho Mattos, Kiko Peres e Marcelo Barbosa (Banda Angra) vão tocar clássicos do gênero da obra dos Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Queen, Deep Puple, Rush, Scorpions, Legião Urbana e Raul Seixas, com a participação do baterista Ticho Laveenére.

Em 17 de agosto, a Orquestra Sinfônica é a atração da quinta edição do Concerto Erudito, na orla do Iate Clube. ;Na semana seguinte, no dia 24, a orquestra se incorpora à comemoração do aniversário do Lago Sul, se apresentando no Pontão. Tanto no Iate, quanto no Pontão estarão em destaque no programa canções de trilha sonora de clássicos do cinema;, adianta.



Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional
Concerto de abertura da temporada do segundo semestre, sob a regência do maestro Cláudio Santoro, hoje (16/07), às 20h, no Cine Brasília (entrequadra 106/107 Sul). Entrada franca, sujeita à lotação. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação