Os produtores da série Os 13 porquês anunciaram nesta terça-feira (16/7) a remoção da cena onde a protagonista Hannah Baker, interpretada pela atriz Katherine Langford, tira a própria vida. O comunicado foi publicado no Twitter pela conta da Netflix dos Estados Unidos e explica que a ação foi baseada em estudos e opiniões de especialistas em suicídio.
O tuíte diz: ;Ouvimos de muitos jovens como ;13 Reasons Why; os estimulou a começar conversas sobre temas difíceis como depressão e suicídio e buscar ajuda - muitos pela primeira vez. Enquanto nos preparamos para lançar a 3; temporada, estivemos atento ao debate contínuo sobre o show. Então a partir do conselho de especialistas médicos, incluindo a Dr. Christine Moutier, Médica Chefe da Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio, decidimos com o criador Brian Yorkey e os produtores de ;13 Reasons Why; editar a cena que a Hannah tira a própria vida na 1; temporada;.
A primeira temporada da série estreou em março de 2017 e conta a história de Hannah, uma garota que antes de se suicidar grava em fitas 13 motivos que a levaram ao suicídio. A produção foi alvo de críticas logo em seguida sob acusação de romantizar o ato.
No mês seguinte à estreia, uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Saúde Mental (INSM) em parceria com diversos hospitais e universidades do país apontou um aumento de 28,9% de mortes entre crianças e adolescentes dos Estados Unidos após a série.
O estudo foi publicado na revista científica Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry e apontou ainda que abril de 2017 registrou o maior número de mortes durante o período de cinco anos analisados.
[VIDEO1]