Diversão e Arte

Confira atividades que celebram o Dia da Mulher Negra

Entre os destaques estão duas apresentações da cantora Nãnan Matos

Devana Babu*
postado em 25/07/2019 06:05
Nãnan Matos se apresenta hoje, na Casa Akotirene, em Ceilândia e amanhã, na Caixa Cultural

Hoje é o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data é comemorada desde 1992, a partir do I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana, e foi instituída por lei, no Brasil, em 2 de junho de 2014. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola do século 18, cuja história de resistência e conquistas é lembrada na data. O Diversão & Arte selecionou algumas atividades da semana que continuam esse legado.

Nãnan canta África


A cantora Nanãn Matos, artista de destaque no DF, encerra amanhã, na Caixa Cultural, a temporada do espetáculo Nãnan canta África. Calcado na trajetória e na produção autoral da cantora, o show reverencia a cultura tradicional africana e afrodiaspórica, tecendo um diálogo musical entre as raízes e a contemporaneidade. ;O show foi pensado para acontecer neste mês, que comemora a mulher afrolatina e caribenha, a presença da nossa expressão cultural;, diz a cantora.

No show, será lançado o single Oriki Ti Iemonja, um cântico religioso em iorubá, primeiro single do álbum que está por vir. Haverá ainda participações especiais de Realleza e Preto Cosmos, dois jovens artistas negros em ascensão. ;O show tem uma pegada mais afrofuturista e mais groovy;, antecipa. ;A data é importante para conseguir ocupar os espaços de direito, concedendo atividades que resgatem a contribuição da áfrica no Brasil, da qual nos somos a continuidade.;

A cantora reconhece que há muito o que fazer, mas também há o que comemorar. ;A gente ainda está numa fase de abrir os caminhos, um momento bem inicial, mas há que se considerar que existem alguns espaços nas quais a nossa presença tem sido protagonista. Estamos acessando mais informação, e já realizamos nossos próprios projetos, sem contar com pessoas que não fazem parte da nossa história;, considera. ;É um triunfo, e temos que agradecer aos nossos antepassados;.

Julho das Pretas


Nãnan Matos cantará também, hoje, na Casa Akotirene (QNN 23 conjunto J, casa 35, Ceilândia Norte), no segundo dia de atividades do Julho das Pretas. Desde ontem, e até sábado, a casa de cultura ocupada e gerida por pessoas negras oferecerá uma série de apresentações culturais e rodas de conversas que valorizam o protagonismo da raça, com entrada franca. ;Resolvemos fazer uma programação prolongada discutindo nossas demandas que não cabem no dia da mulher;, afirma Joice Marques, uma das integrantes.

Black is Beautiful


Desde 18 de julho, a Ocupação Contém vem realizando um cineclube temático, todas as quintas-feiras, na Piscina com Ondas desativada do Parque da Cidade. Na edição de hoje, com o tema Black is Beautiful, serão exibidos dois filmes produzidos por diretores negros: o curta-metragem documental Das raízes às pontas, da cineasta brasiliense Flora Egécia, e o longa Infiltrado na Klan, de Spike Lee, votado pelo público. A sessão começa às 19h, com entrada franca.

Carlos e Tereza


Já a banda carioca El Efecto lança hoje o clipe da música Carlos e Tereza, do disco Memórias do fogo (2018). Com os versos ;Mas tu tem que lembrar ; com orgulho! 25 do mês de julho!” e ;Mas tu tem que lembrar ; eu me lembro! Do dia 4 de novembro!”, o clipe faz referência à homenageada de hoje, à data do assassinato de Carlos Marighela e estabelece uma relação com o assassinato de Marielle Franco, que ocorreu, coincidentemente, 12 dias após o lançamento do álbum.
Assista ao videoclipe:
[VIDEO1]

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação