Diversão e Arte

Biquini Cavadão renovado

A banda carioca retorna ao planalto central como atração principal de amanhã no evento Brasília Capital Moto Week

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/07/2019 04:07
A banda carioca retorna ao planalto central como atração principal de amanhã no evento Brasília Capital Moto Week




Nascido em um período de movimentos libertários impulsionados pela área musical, o Biquini Cavadão é uma banda que iniciou os trabalhos na década de 1980 ; época marcada pelo fim de um regime militar e início da democracia. Assim como outros famosos grupos, seguiram a tendência e apostaram no rock como estilo e filosofia para a carreira.

A formação inicial contava com Bruno Gouveia (vocalista), Miguel Flores da Cunha (tecladista), André ;Sheik; (baixista) e Álvaro ;Birita; Lopes (baterista). Amigos, estudavam no mesmo colégio e, após tocar em um sarau, resolveram levar a brincadeira em frente. Ainda sem um nome definido, receberam a alcunha de Biquini Cavadão de maneira inusitada.

O vocalista e guitarrista de Os Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna ; com quem o grupo mantém uma boa relação, comentou que se tivesse a idade dos jovens de ensino médio, ;só pensaria em mulher, carros e biquini cavadão;. Desde então, adotaram o nome que levam até hoje. Mas a história poderia ser outra.

;Herbert havia sugerido também o nome Hipopótamos de Kart. E nós chegamos a pensar em mudar de nome para Divisão Eletrotécnica, antes de assinar o contrato. Só que a gente pensou: se chegamos até aqui por causa do nome Biquini Cavadão, esse nome é o que tinha que vingar. Embora estranho, Biquini Cavadão prova que não sei julgar um livro pela capa, ou uma banda pelo nome;, comenta Bruno Gouveia.

Após o lançamento do primeiro single, Tédio (1985), o grupo recrutou Carlos Coelho para ser o guitarrista que faltava ao quinteto. Por 16 anos, a formação participou de turnês nacionais e internacionais cantando os sucessos lançados como Quando eu te encontrar, Vento ventania, Timidez e Janaína. Na virada do século 20 para o 21, o baixista Sheik deixou o Biquini Cavadão.

Desde então, a banda assumiu uma estratégia nova para as composições e apresentações, com músicos e cantores sendo convidados para integrar o conjunto. Durante os 19 anos que Bruno, Miguel, Birita e Carlos se apresentaram como quarteto, mais de vinte músicos passaram pelo grupo. Atualmente, o baixista Marcelo Magal e o saxofonista Walmer Carvalho fazem parte da banda, mas não existe a intenção de criar uma nova formação.

;Depois que Sheik saiu da banda, mantivemo-nos como um quarteto. Há muitas histórias bonitas entre nós da banda que datam desde o início da carreira. Ficaria difícil equilibrar isso com novos integrantes, fora que isso implicaria eles também investirem na carreira, e nem sempre isso é possível. Mas o Magal e o Walmer são músicos eternamente convidados e queridos;, revela o vocalista.

Mesmo tendo o rock como linha principal de composições, o Biquini sempre buscou inovar nas produções que lançou. Com 13 álbuns de estúdio e três álbuns gravados ao vivo, passaram por fases mais instrumentais e eletrônicas com o álbum Agora (1994) e por uma experimentação pop a partir do disco Só quem sonha acordado vê o sol nascer (2007).

;Podem não ter sido mudanças radicais, mas se fizeram presentes em cada lançamento. Nossa vida é um disco aberto. Falamos de nossas experiências. Acho que quando as mensagens têm a verdade como base, elas ficam mais fáceis de serem entendidas. As pessoas buscam hoje mais verdade do que músicas;, explica Bruno.

Homenagem

Amanhã a banda surge como atração principal do evento e traz o show da turnê Ilustre Guerreiro ; no qual os músicos mesclam os sucessos e novidades do Biquini Cavadão com músicas em homenagem ao padrinho e vocalista do Paralamas.

Composições do cantor que se tornaram marcantes com artistas nacionais como Cuide bem do seu amor e Se eu não te amasse tanto assim fazem parte da apresentação. ;O show tem músicas de Herbert Vianna, sim. E elas se misturam com nossos sucessos. É um resultado que faz o público cantar do início ao fim.;

O evento, que contou com shows do CPM 22, Um tributo em Celebração ao Charlie Brown Jr e Dona Cislene, termina neste sábado, com a apresentação da banda Jota Quest.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco



Brasília Capital Moto Week
Parque de Exposições Granja do Torto (PqEAT). Hoje, a partir das 16h. DJ Léo Machado, DJ Marcelo Gates, Cabaré Blues, Terno Elétrico, Radio Amadores, Banda Romanov, Red Mustang, Nasty e TNSHE se apresentam no evento. Amanhã, a partir das 16h. DJ Léo Machado, Violeta Groove, Republica, Lupa, Allycats, O Bardo e o Banjo, Mariana Camelo e Banda e Biquini Cavadão (23h45) se apresentam no evento. Sábado, a partir das 16h. DJ Léo Machado, Dj Maffra, Quatro Estações, Os últimos Românticos, US Blacks, Procurados Blues Band, Quinta Essência, DJ Lorena e Jota Quest se apresentam no evento. Ingressos a partir de R$ 35. Não recomendado para menores de 18 anos.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação