Diversão e Arte

Batalha de MCs será tema de disciplina da Universidade de Brasília

É a Batalha da Escada, que ocorre todas às quartas-feiras no Teatro de Arena da UnB. Encontro já era projeto de extensão

Devana Babu*
postado em 26/07/2019 15:15
A Batalha da Escada, organizada há quatro anos por alunos da UnB, se tornou um projeto de extensão há dois anos e agora será tema de uma disciplina na universidade
A Batalha da Escada da UnB, encontro de de MCs que ocorre toda quarta-feira, às 18h, no Teatro da Arena da universidade, com duelos de rimas, poesia e outras manifestações culturais ligadas à cultura do rap, será tema da disciplina.

[SAIBAMAIS]A batalha é organizada por alunos da UnB há quatro anos, e, há dois, tornou-se um projeto de extensão, sob a orientação da professora Márcia Marques. Como ela está prestes a se aposentar, teve que passar o bastão para professor Sérgio Ribeiro, também da Faculdade de Comunicação. "Na primeira reunião, a gente estava conversando sobre a vontade de desenvolver mais o lado da pesquisa e do ensino e ele surgeriu a ideia da disciplina", conta Raphael Steigleder, membro fundador do coletivo que organiza a batalha.
A disciplina de quatro créditos será ministrada em dois dias da semana, das 19h às 21h. No primeiro dia, ainda não confirmado, será ministrada a parte teórica do curso, abordando o hip-hop pela perspectiva histórica, cultral, política, econômica e de gênero. "A gente tinha uma incerteza quanto ao conteúdo e a abordagem. O professor nos ajudou, e a gente se inspirou na experiência que tivemos em escolas e e dentro da faculdade", conta Steigleder.
Às quartas-feiras, os alunos matriculados deverão se envolver diretamente com a produção da batalha, mas não existem funções predeterminadas. "A gente montou um formulário para identificar o perfil dos inscritos. A ideia é que cada pessoa tenha a oportunidade de trazer a perspectiva dela pros trabalhos desenvolvidos, que conheça melhor a gerência e se envolva a partir do que tiver mais interesse", explica o organizador.
Rafael explica ainda que a disciplina desempenha um papel de renovação no quadro de organizadores da batalha, já que muitos dos originais já se formaram ou estão se formando. Ela ainda também que está sondando alguns convidados, como os rappers GOG e Vera Verônika.
As incrições estão abertas durante o perído de matrícula da UnB para alunos de qualquer habilitação, mas não podem ser feita pelo Matrícula Web. É necessário ir até o departamento de comunicação da universidade e se candidatar para a disciplina de Tópicos especiais em comunicação ; Batalha da Escada.
*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação