Diversão e Arte

Régis de Godoy-Rocha lança primeiro romance da carreira

Fruto de uma extensa pesquisa e quase três anos de trabalho, A mão e o açoite tem como foco a segunda metade dos anos 1940

João Paulo Zanatto*
postado em 27/07/2019 06:18
Jornalista e escritor, Régis de Godoy-Rocha lança o romance A mão e o açoite
Os livros são bens fundamentais da humanidade que ajudam a desenvolver a preservação e transmissão de conhecimento ao longo de várias gerações. Apesar de no Brasil as livrarias estarem enfrentando uma grande crise, isso não é algo que abala a fome dos escritores de produzirem novas obras literárias. Esse é o caso de Régis de Godoy-Rocha, jornalista e escritor, que lança, hoje, seu primeiro romance, A mão e o açoite. O escritor faz uma tarde de autógrafos na Casa de Chá, no lugar que abriga os principais monumentos da capital federal: a Praça dos Três Poderes.

Fruto de uma extensa pesquisa e quase três anos de trabalho, A mão e o açoite tem como foco a segunda metade dos anos 1940. A obra apresenta Luiz Alberto e a jornada do jovem enquanto amadurece sob intensos conflitos que surgem na família e a solidão da qual não consegue escapar. A trama vai fundo nos confrontos entre o protagonista e o irmão que, com personalidades distintas, traçam caminhos diferentes para lidar, ao próprio modo, com morte, traição, entre outras tragédias.

;Há dois personagens que são biográficos: (os irmãos) Luiz Alberto e Herculano. Eles são parte da minha própria personalidade;, aponta Régis de Godoy-Rocha. ;Esse livro acabou sendo uma metáfora sobre o narcisismo. Uma personalidade pode se dividir em duas distintas sobre um mesmo fato;, complementa o escritor.

Ingressando agora no mundo literário, o brasiliense despertou o interesse pela literatura ainda na infância, sob influência do avô materno que o fascinava com as gravuras de O minotauro, de Monteiro Lobato, na biblioteca da casa da família em Araguari, Minas Gerais. A cidade mineira, inclusive, serviu de inspiração para a criação de São José das Nuvens, cidade fictícia do livro. ;Os prédios, a distribuição das ruas, foi tudo puxado de Araguari;, revela.

Agora, com o primeiro romance, o escritor sente-se gratificado por completar a escrita de um livro. ;Fico muito alegre, é uma vitória conseguir botar um fim no livro depois de mais de dois anos escrevendo. Escrever sem saber o final, pois as personagens vão se desenvolvendo e publicar, ver o livro em três dimensões e poder passar para outras pessoas, que vão ler e entrar no mundo que você criou, é uma gratificação muito grande;, conta Régis.

Apesar de lançar o livro hoje na capital, o lançamento oficial de A mão e o açoite será no feriado de 7 de Setembro, no estande da editora Chiado Books na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. O autor também revela que já prepara uma nova obra e que está quase pronta, desta vez um livro de contos, que deve ser lançado no início do próximo ano.

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira


[FOTO2]

A mão e o açoite de Régis de Godoy-Rocha
Casa de Chá da Praça dos Três Poderes. Hoje, às 16h. Entrada franca. Preço do livro: R$ 50. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação