Diversão e Arte

No ar em dois programas na TV, Michel Teló lança projeto Churrasco do Teló

Após turnê do projeto 'Bem sertanejo', Michel Teló volta com material inédito e nova iniciativa, o Churrasco do Teló. Ao mesmo tempo, artista reestreia na tevê no The voice Brasil e em quadro no Fantástico

Adriana Izel
postado em 30/07/2019 07:04
Michel Teló
Desde a criação do projeto Bem sertanejo, Michel Teló tem mostrado a habilidade de ser multitarefas. A iniciativa, que celebra a música clássica e de raiz sertaneja, deu origem a um quadro no Fantástico, um livro, um musical que rodou o país, e um disco. Mesmo antes de encerrar a turnê do espetáculo no início deste ano, o sertanejo encontrou outra proposta com ares tão grandes quanto da anterior: o Churrasco do Teló.

Iniciado no ano passado, o também projeto bebe de um conceito do dia a dia do cantor: assar uma boa carne num dia de folga ao som das clássicas modas de viola. Teló quis trazer parte de sua rotina para o público. ;Tenho um dia de folga, vou lá, acendo a churrasqueira, faço um churrasco, a gente canta umas modas, reúne a turma e resolvi fazer isso. (;) Um dia pensei que podia fazer um churrasco para o meu público, para todos os meus fãs;, conta o artista em entrevista ao Correio.

Turnê

Assim, lançou, no ano passado, o primeiro show do projeto em Atibaia, no interior de São Paulo. A ideia ainda deu origem a uma turnê, que rodará o Brasil com apresentações em resorts até 2020, e uma série de três EPs, que teve início na última sexta-feira com o lançamento do EP intitulado Churrasco do Teló ; Quintal (Ao vivo).

[SAIBAMAIS]Com seis músicas, o material é dedicado apenas a moda de viola, o ;modão; como é mais conhecido o estilo pelo público do sertanejo. No entanto, diferentemente do que se poderia imaginar, são apenas faixas inéditas da vertente, em que cada uma delas tem uma característica. ;Esse primeiro é um EP que tem a sofrência; a música romântica; a mais dançante; e tem o Casal modão, que é um bachata dançante, com um papo divertido, de festa e aquele refrão que gruda na cabeça. Faz tempo que estou querendo lançar uma música assim;, completa.

Ao mesmo tempo em que lança um novo EP e sai em turnê pelo país, Michel Teló precisa conciliar a agenda com as gravações televisivas. É que o sertanejo retorna a dois projetos do passado. Desde o último domingo, ele pode ser visto no Fantástico à frente de mais uma temporada do programa Bem sertanejo. Desta vez, o cantor vai mostrar os bastidores dos grandes eventos de música sertaneja do Brasil. A estreia foi com o aclamado Festival Villa Mix, que tem a principal edição em Goiânia e versões pockets pelo Brasil.

A partir de hoje, Michel Teló volta a assumir outro cargo que adora: o de técnico do The voice Brasil. Na oitava temporada do reality show, que será exibida às terças e quintas na Rede Globo, ele busca o pentacampeonato. ;Eu sou suspeito dizer, mas, pra mim, é um dos programas mais bacanas da nossa televisão brasileira. A gente ter a alegria de dar a oportunidade para grandes talentos, que muitas vezes estão escondidos e podem se mostrar para milhões de pessoas, ganhar fãs e subir num palco onde tudo é feito com muito carinho... É muito bacana;, analisa.

Entrevista Michel Teló


De onde veio o conceito do Churrasco do Teló?
Surgiu do que a gente faz no dia a dia, e no que eu faço desde sempre naquele dia de folga. Naquele domingão em que meus pais reuniam a família, faziam aquele churrasco e cantavam as modas da música sertaneja. Então, isso desde sempre e até hoje eu faço. Tenho um dia de folga, vou lá, acendo a churrasqueira, faço um churrasco, a gente canta umas modas, reúne a turma e resolvi fazer isso. Acho que a galera, a cada dia mais, tem curtido essa coisa do churrasco. Vejo que a turma gosta disso. É algo que faz parte da minha vida desde sempre até hoje. E aí um dia pensei que podia fazer um churrasco para o meu público, para todos os meus fãs. O primeiro evento foi em outubro do ano passado em Atibaia (interior de São Paulo). Foi uma tarde inteira, do meio-dia até fim do dia. Com os melhores churrasqueiros, com carne de primeira, cada hora sai um corte, uma carne diferente. O cara passa o dia inteiro curtindo, comendo churrasco e eu faço um show intimista e diferenciado. É um projeto muito bacana, vira um churrasco top, como se fosse em casa.

Como foi escolher o repertório desse EP que é dedicado ao modão?
Até o meu projeto mais recente, que foi o show Bem sertanejo, a gente fez vários clássicos. Essa minha ideia era fazer um álbum inédito. Na verdade, serão três EPs. Esse primeiro, a gente gravou a noite em São Paulo, com churrasco rolando. A gente comeu carne antes, durante e depois da gravação. O próximo EP a gente vai gravar no segundo semestre e vai lançar até o fim do ano. O outro EP vamos lançar no começo do ano que vem. A próxima ideia é que o evento seja de dia e grande, para um público de até três mil pessoas.

Esse primeiro EP tem as músicas de modão. O que podemos esperar dos dois próximos EPs quando se fala em sonoridade?
Acho que cada um vai ter uma cara. Na verdade, conforme o repertório vai chegando, a gente vai encontrando com os compositores e eles vão enviando as músicas. O álbum vai criando a sua imagem de uma maneira natural. Esse próximo, por ser um ambiente de dia, a ideia é ser um EP mais dançante até. Esse primeiro é um EP que tem a sofrência; a música romântica; a mais dançante; e tem o Casal modão, que é um bachata dançante, com um papo divertido, de festa e aquele refrão que gruda na cabeça. Faz tempo que estou querendo lançar uma música assim. Historicamente eu tenho essa experiência de refrões que grudam na cabeça das pessoas. O Casal modão você escuta uma vez e já sai cantando. (Risos)

Casal modão é realmente uma música chiclete, como Ai se eu te pego e Fugidinha...
Estamos torcendo para isso. Eu estou confiante nisso. Nos shows em que eu cantei, a turma já estava curtindo junto. Foi recebido muito bem.

Ao longo da sua carreira, você fez muita questão de contar a história da música sertaneja e de deixar esse legado bem visível. O Bem sertanejo é um grande exemplo disso e suas músicas também. Você tem essa intenção de deixar a porta aberta para a música sertaneja e para a raiz?
Eu sou muito grato a música sertaneja. Tudo que eu tenho. A minha experiência musical. O que eu pude viver, inclusive, de viajar o mundo inteiro. É por causa do meu estilo. Hoje a música sertaneja é muito mais pop, mais moderna. Mas acho que a gente tem que manter a nossa raiz, a nossa tradição viva. E eu criei esse projeto Bem sertanejo com esse papel, de manter isso. Faço isso com muita alegria e carinho. Hoje você vê a juventude cantando clássicos. E é muito bacana a gente poder manter isso. É importante! É a nossa história. A música sertaneja faz parte da nossa cultura, do nosso sangue. E é legal a gente manter isso, mas também trazer o nosso som, o som da galera. Poder viver todos esses dois mundos é muito especial. Fico muito feliz por isso.

Como é a agenda de shows desse projeto Churrasco do Teló?
O primeiro evento foi em Atibaia (SP). O segundo eu fiz em Cumbuco, em Fortaleza. E o próximo é mês que vem em Itu (SP), em um novo hotel da cidade. Em setembro, a gente vai para Caldas Novas (GO). Depois a gente segue para Abaetê, Minas Gerais, e vai para Foz do Iguaçu (PR). Daqui até o final de 2020, a gente vai rodar o Brasil fazendo várias edições desse Churrasco do Teló, que é feito em resorts.

No meio de tudo isso você volta para mais uma temporada do The voice Brasil e imagino que querendo ganhar mais uma. Qual é a sua estratégiapara essa temporada?
A gente vem para batalhar pelo penta. Rumo ao penta. A temporada está muito bacana. É muito legal poder fazer parte do The voice. Eu sou suspeito dizer, mas, pra mim, é um dos programas mais bacanas da nossa televisão brasileira. A gente ter a alegria de dar a oportunidade para grandes talentos, que muitas vezes estão escondidos e podem se mostrar para milhões de pessoas, ganhar fãs e subir num palco onde tudo é feito com muito carinho... É muito bacana. É muito bacana poder de alguma maneira dar conselhos e poder ajudar essas pessoas, é uma oportunidade muito legal. Poder fazer parte disso faz eu me sentir muito privilegiado a cada temporada.

Você tem transitado por várias áreas, né?
Sim e tem mais uma coisa que estará no ar, que é o Bem sertanejo no Fantástico. A nova temporada começou no dia 28 e a gente vai mostrar um pouco dos grandes eventos da música sertaneja. O primeiro episódio gravei em Goiânia no Villa Mix, com Jorge & Mateus e Matheus & Kauan. Nessa temporada, eu pedi para o Tarso (Marques) do Lata velha do Caldeirão (do Huck) preparar uma caminhonete para um cara que ama um churrasco. Desde o ano passado, o tema é o churrasco, mas, neste ano, vem mais forte.

Como você consegue conciliar tantos projetos ao mesmo tempo?
Essa época do The voice, esse período agora dá uma complicada. Semana retrasada mesmo, eu gravei de segunda a sábado, de manhã até a noite. A gente gravou as Audições às cegas (primeira fase do programa em que os artistas cantam sem que os técnicos vejam). Na semana anterior à aquela, eu gravei o Bem sertanejo. E tem os shows, as campanhas de várias marcas parceiras, e tem o lançamento do EP. Já estou preparando o novo EP. O ano começou a gente estava com o musical (Bem sertanejo ; O musical). Acho que esse é o grande desafio de todo mundo, conciliar agenda para estar presente em casa. Tem fim de semana que dá uma complicada e passar a semana inteira fora, não é fácil. Mas é a nossa luta. Acho que não é uma coisa só minha. É de todo mundo. Todo mundo batalha para buscar esse equilíbrio entre estar em casa e estar envolvido nos projetos. Nessa época, acaba dando uma apertada.
Churrasco do Teló
De Michel Teló. Som Livre, seis músicas. Disponível nas plataformas digitais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação