Diversão e Arte

Saiba mais sobre a composição do hit 'Old town road', de Lil Nas X

A canção é a que permaneceu por mais tempo no topo da Billboard

Adriana Izel
postado em 31/07/2019 06:55
Com apenas 20 anos, o rapper Lil Nas X brilha na lista da Billboard

Uma batida envolvente que mistura country music e trap ; vertente nascida do rap ; alinhada a uma letra simples são os ingredientes de sucesso da música Old town road, do cantor Lil Nas X, que se tornou na canção que permaneceu mais tempo na história em primeiro lugar na lista da Billboard, segundo divulgado oficialmente ontem pela organização. A música desbancou o hit Despacito, de Luís Fonsi, e a romântica One sweet day, de Mariah Carey ; as duas canções detentoras do recorde de 16 semanas em primeiro lugar ; ao ficar 17 semanas consecutivas ocupando o topo da parada Hot 100, ranking das faixas mais ouvidas nos Estados Unidos.

Despretensioso, o sucesso nasceu um ano atrás quando Montero Lamar Hill, nome de batismo de Lil Nas X, resolveu escrever sobre algo que acontecia com ele. Ao terminar a escola, ele precisava deixar a casa da irmã e voltar a contragosto para a antiga cidade no estado da Geórgia. ;Eu não queria voltar, mas minha irmã dizia que era a hora de ir embora. Então basicamente eu achei essa batida e entrei nessa vibe de um cowboy andando sozinho em uma estrada;, explicou o compositor em entrevista ao portal Audiomack.

Assim nasceram os primeiros versos de Old town road: ;I;m gonna take my horse to the old town road (Vou levar meu cavalo para a estrada velha da cidade)./ I;m gonna ride untill I can;t no more (Vou cavalgar até não aguentar mais);. Que Lil Nas X explica, ainda, ao Audiomack, serem uma referência ao momento que ele vivia, sendo o cavalo um símbolo para não se ter nada e a estrada do caminho para o sucesso. ;Eu não tinha muito e estava seguindo por essa estrada e o segundo verso é a versão de Hollywood do que é um cowboy para mim. É uma manifestação do que sou, porque há meses, ninguém sabia quem eu era e agora sou conhecido;, complementa.

A mistura entre o country e o hip-hop, que surpreendeu críticos e público, também foi algo natural, segundo Nas X. ;Pensei em fazer uma música boba de country. Honestamente, só aconteceu. Eu queria colocar esse fator, que não fosse só rap e não só country. Mas eu sabia o que estava fazendo;, garantiu em declaração a um programa de rádio norte-americano.

Trajetória

Personalidade do Twitter, Lil Nas X começou a carreira musical na internet, postando composições autorais no SoundClound. Foi lá que Old town road surgiu em 3 de dezembro de 2018. A partir daí, apareceu no aplicativo Tik Tok, onde virou febre no Yeehaw Challange. Em março, começou a figurar no ranking Hit Country Songs, da

Billboard, e assinou um contrato com a Columbia Records. Em abril, saiu da lista pela avaliação de que a faixa não era realmente um country. Gravou e lançou uma nova versão com participação de Billy Ray Cyrus, astro do country dos anos 1990 e pai da cantora Miley Cyrus.

Com o sucesso das duas versões, lançou o primeiro EP da carreira, intitulado 7 EP. Com oito músicas, o álbum apresenta seis novas canções compostas pelo estadunidense, entre elas, Rodeo, gravada com Cardi B, e F9mily (You & me), uma parceria com Travis Barker. Depois da divulgação do material, não pararam de surgir remixes de Old town road. Lil Nas X foi remixado pelo DJ Diplo e ainda ganhou uma versão k-pop com participação de RM, da banda BTS.



Recordistas ; Hot 100 da Billboard

17 semanas
; Old town road, de Lil nas X e Billy Ray Cyrus

16 semanas
; One sweet day, de Mariah Carey e Boyz II Men
; Despacito, de Luís Fonsi, Daddy Yankee e Justin Bieber

14 semanas
; I will always love you, de Whitney Houston
; I;ll make love to you, de Boyz II Men
; Macarena, de Los del Río
; Candle in the wind e Something about the way you look tonight, Elton John
; We belong together, de Mariah Carey
; I gotta feeling, de The Black Eyed Peas
; Uptown funk, de Mark Ronson e Bruno Mars


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação