Diversão e Arte

Exposição de Tarsila do Amaral quebra recorde de público no Masp

Mais de 402 mil pessoas passaram por 'Tarsila Popular' em três meses de exposição

Izabella Moura
postado em 31/07/2019 15:50
Obra 'AbaporuO Museu de Arte de São Paulo, o Masp, recebeu de 5 de abril a 28 de julho a exposição inédita "Tarsila Popular", que bateu o recorde histórico com o maior público dos últimos 20 anos do museu: mais de 402 mil visitantes.

A atração desbancou a mostra do pintor francês Claude Monet que reuniu 401 mil pessoas em 1997, de acordo com nota oficial do museu.

O Masp teve que ampliar o seu horário de funcionamento para atender a demanda e registrou filas de espera que chegaram até 6 horas.


"Társila Popular"


Com a curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, a exposição reuniu cerca de 120 trabalhos da artista e marcou o retorno das obras da brasileira a São Paulo, após temporadas em museus em Nova York e Chicago (EUA).

O quadro mais famoso e também o mais disputado para selfies na exposição é o "Abaporu" (1928), considerado um dos pilares da arte modernista no Brasil a partir de 1922. O nome "Abaporu" é indígena e significa "homem que come gente".

A artista foi um dos expoentes no movimento antropofágico e produziu, sob forte influência da cultura europeia, obras com olhar singular sobre o Brasil e os brasileiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação