Diversão e Arte

Encontro de sanfoneiros anima a Casa do Cantador

Luizão do Forró, Riva Santana, Diró Nolasco e Gilson Alencar se apresentam a partir das 21h

João Paulo Zanatto*
postado em 03/08/2019 06:15

Músicos, como Luizão, promovem grande encontro para exaltar a cultura do Nordeste

Oxente! Você acha que só porque acabaram as festividades juninas não terá mais forró? Nada disso! O arrasta-pé continua a todo vapor na capital federal, pontualmente em Ceilândia, no tradicional palco da cultura nordestina: a Casa do Cantador. Hoje a noite, Luizão do Forró, Riva Santana, Diró Nolasco e Gilson Alencar promovem um grande encontro trazendo o xote, baião e xaxado para mais perto dos corações brasilienses.


Nordestinos radicados há mais de 30 anos no Distrito Federal, os artistas animam o público com composições próprias, como La pro Piauí, Só pra candangá, Pra pensar, o rio e Silêncio. Divulgar o trabalho autoral é de extrema importância. Eles não conseguem atingir as grandes massas por conta da, hoje, gigantesca indústria do entretenimento. ;É um show para autofortalecer. Queremos contribuir para todo este segmento, que se desdobra para se fortalecer;, diz Riva Santana ao Correio. E há também outro objetivo claro: fomentar as tradições existentes no Brasil. ;Nós queremos resgatar e fortalecer a cultura tradicional e popular do Brasil;, aponta o músico.

Riva Santana, Diró Nolasco e Luizão do Forró possuem o projeto Nordestinos candangos, desde 2008 eles promovem a música nordestina com o intuito de levar música brasileira de qualidade aos ouvidos do público. E Gilson, também nordestino, foi convidado para este show por conta da afinidade com as tradições nordestinas, além das histórias em comum que possuem e os unem. ;Nós carregamos os traços da cultura popular do Nordeste. A gente sai da roça, mas a roça não sai da gente;, diz Gilson Alencar.

Homenagem

Uma apresentação para reviver a cultura nordestina. Segundo Luizão do Forró, é uma forma de trazer um sentimento de nostalgia em relação à região. ;Vai ser um show muito bacana para o pessoal assistir, botar o papo em dia. Quando formos tocando, vão se lembrar do pandeiro, da sanfona e outras coisas lá do Nordeste. Vai passar um filme na cabeça do público, e isso é muito importante para nós;, conta.

O show será realizado graças ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC), e o palco escolhido é um cenário clássico da capital, um dos pontos fora do eixo Plano Piloto que mais movimentam a cena artística do Distrito Federal: a Casa do Cantador. ;O local não terá tanto lugar para dançar, claro que as pessoas conseguem arranjar um cantinho. Mas terão várias cadeiras, é um show mais íntimo, um arrastapé devagarinho, falando da cultura do Nordeste e com muita interação com o público;, revela Luizão.

Com a chegada das festividades juninas, o forró, baião, xote e xaxado são impulsionados pelas celebrações. Mas se engana quem acha que na capital isto acabam quando as comemorações terminam. ;O forrozinho não deixa de acontecer, tem muita casa aqui no DF que fomenta, festas privadas. A gente tem uma agenda muito bacana. Claro que com as festividades o clima fica mais quente, mas para quem plantou uma semente boa, ela vai germinar coisas bem bacanas;, ressalta Luizão do Forró.

O quarteto convida a todos para curtirem e exaltarem junto a eles essa cultura tão importante na formação da identidade cultural da capital e do Brasil inteiro. ;Enquanto houver nordestinos, haverá música nordestina;, diz Gilson e Luizão complementa: ;A cultura daquilo que você faz, você incorpora;.

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira



Encontro musical 2019
Com Luizão do Forró, Riva Santana, Diró Nolasco e Gilson Alencar. Casa do Cantador (QNN 32, AE, Ceilândia Sul). Hoje, às 21h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação