Diversão e Arte

'A elite quer escutar o que a favela diz', analisa funkeiro Kevin O Chris

O cantor se apresenta nesta quarta-feira (7/8) em edição especial do Baile da Pink, na Pink Elephant

Adriana Izel
postado em 07/08/2019 07:36
Funkeiro Kevin O ChrisAtualmente, quando se fala em funk, quase que automaticamente o ritmo vem acompanhado do termo 150 BPM. Nova vertente do estilo musical, ela nasceu da aceleração das batidas por minutos. Até então, o funk carioca usava de 130 a 140 batidas. Mas foi no meio dos bailes cariocas que surgiu o chamado ;ritmo louco;, como ficou apelidado o novo som funkeiro, quando alguns DJs decidiram mudar a cadência da batida e, com ela, toda uma nova geração de artistas apareceu.

Rennan da Penha, FP do Trem Bala, Iasmin Turbininha e Byano são alguns dos nomes por trás das picapes que colocaram a batida em destaque. Com o sucesso, Dennis DJ, que costuma acompanhar as tendências do estilo, também passou a ser influenciado pelo 150 BPM. A partir daí, surgiram ainda os MCs que levaram o ritmo para seus trabalhos. Sensação do momento, Kevin O Chris é um dos exemplos.

Com apenas 22 anos, Kevin de Oliveira, nome de batismo do artista, é hoje um dos grandes nomes do 150 BPM. Se não, o maior. Ele foi um dos propagadores do Baile da Gaiola com o lançamento de faixas como Dentro do carro, Eu vou pro Baile da Gaiola, Medley da Gaiola e Finalidade era ficar em casa, todas de 2018, mas que tocaram excessivamente no verão e no carnaval de 2019, o que levou o nome de Kevin O Chris para todo o Brasil. ;É a revolução do movimento. Hoje a elite quer escutar o que a favela tem para dizer;, analisa o cantor em entrevista ao Correio.

Na noite desta quarta-feira (7/8), Kevin O Chris é a atração principal do Baile da Pink ; Edição especial Baile da Gaiola, a partir das 23h, na boate Pink Elephant. Essa é a segunda passagem do artista em menos de um mês por aqui. Ele esteve em 28 de julho no Na Praia, ao lado de outros nomes do funk, como Kevinho, MC Kekel, MC Zaac e DJ Yuri Martins. ;A galera de Brasília é muito receptiva com meu trabalho. Estive no festival Na Praia, o show foi maravilhoso e a recepção é sempre muito boa;, conta.

O retorno de Kevin O Chris demonstra a força do novo movimento na cidade, que, só neste ano, recebeu diversas vezes funkeiros e DJs desse tipo de estilo. Na última sexta-feira, no Na Praia, foi a vez de FP do Trem Bala. Nesta sexta, a cantora MC Rebecca, outra representante do gênero, se apresenta na boate Victoria Haus na festa Hashtag. Os DJs Byano e Iasmin Turbininha estiveram na cidade ao longo do ano como atrações do Favela Sounds, festival dedicado à música da periferia. Sem falar no dia intitulado de Baile da Gaiola que o Funn Festival proporcionou em 19 de junho, uma das festas mais cheias do evento.

Trajetória do funkeiro


Apesar de ter ficado conhecido nacionalmente do ano passado para cá, Kevin O Chris começou a trajetória na música em 2013. Na época com 16 anos, Kevin atuava apenas como DJ. Há dois anos, ele começou a cantar e, em um ano, atingiu um patamar de sucesso, que o funkeiro credita o tempo todo a Deus e aos fãs. ;Isso tudo se deve à aceitação do público. Graças a Deus o público tem me aceitado bem. Agradeço primeiramente a Deus e a todos os DJs que tocaram minha música fazendo com que ela chegasse a todos os lugares;, afirma.

O nome artístico, que instiga curiosidade no público, é uma referência ao famoso seriado de comédia Todo mundo odeia o Chris. ;Quando eu era DJ, fiz uma parceria com outro DJ (o DJ Davizinho, com quem tinha a dupla Chris e Greg por conta dos amigos da série norte-americana), e graças ao seriado adotei esse nome;, revela. Na carreira solo, o funkeiro trouxe o nome de batismo Kevin unido ao apelido já usado artisticamente, assim chegou a Kevin O Chris.

[VIDEO1]

Além do sucesso absoluto no Brasil, Kevin O Chris também tem tido repercussão internacionalmente. Mais de uma vez, a rapper Cardi B fez publicações nas redes sociais ao som de hits do brasileiro, principalmente o sucesso Evoluiu, que fala exatamente da ascensão do 150 BPM com a letra ;Evoluiu, ritmo agressivo 150 fluiu/ Levando levadas que você nunca ouviu/ Eu sou do Rio/ Vai brisa na vibe do Kevin O Chris/ No tamborzão te faz mexer/ Seja no Lins ou no PPG/ Pode começar a descer;. ;Fiquei muito surpreso e muito feliz (com as publicações de Cardi B). A Anitta está em contato com ela e pode pintar uma parceria em breve;, adianta o artista.


Baile da Pink ; Edição especial Baile da Gaiola
Pink Elephant (SCES, Tc. 2). Quarta, a partir das 23h. Com show do funkeiro Kevin O Chris. Entrada a R$ 20 (mulheres) e R$ 40 (homens). Valores de meia-entrada e primeiro lote. À venda no aplicativo da casa noturna. Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação