Diversão e Arte

Escritora brasiliense lança livro sobre o "amor" que machuca

Nesta quinta-feira (8/8), Rosângela Vieira Rocha lança o livro 'Nenhum espelho reflete seu rosto' no Carpe Diem, da 104 Sul

ROBERTA PINHEIRO
Roberta Pinheiro
postado em 08/08/2019 06:10
Rosângela Vieira:
;Sabe por quem eu me apaixonei? Por mim. Eram as minhas qualidades que ele refletia. Os narcisistas perversos são vazios;. Pelas palavras da escritora e jornalista Rosângela Vieira Rocha, a joalheira Helen, uma mulher de 40 anos, reconta um relacionamento com um homem, Ivan, que tardiamente identifica como narcisista perverso. ;Ninguém é a mesma depois de conviver com alguém assim. É muita dor;, descreve a autora.

Ao todo, Rosângela demorou um ano para pesquisar e escrever seu novo romance para o público adulto, Nenhum espelho reflete seu rosto. Um tempo curto, se comparado com outros escritos dela, porém intenso. ;Fiquei obcecada com o tema. É fascinante. Mexe com a dor das pessoas;, afirma.

O processo de construção do livro teve início com a reunião de relatos de ex-alunas e amigas que comentavam de ex-companheiros golpistas, autoritários e abusivos. ;Comecei a ver que era um problema em todas as gerações;, acrescenta a escritora. Em seguida, vieram as leituras de Freud, da psicanálise e os vídeos da mexicana Tabatha Lepe. ;Passava madrugadas inteiras assistindo e vendo pontos em comum no modo dessas pessoas se comportarem. O narcisismo é mais complicado que um simples golpe. Eles querem os sentimentos e as emoções do outro. É um espectro que pode chegar à psicopatia;, explica. Na história de Rosângela, o vilão Ivan é uma mistura de vários homens de relatos que a escritora ouviu, dos livros que leu e dos vídeos a que assistiu.

Freudiano


A autora reconhece a atualidade do tema e do debate. Ela esclarece, contudo, que esse ser narcisista não é aquele que gosta de se admirar no espelho. ;É o perverso no sentido freudiano;, pontua. São pessoas que desejam ter tudo o que o outro tem e que criam e manipulam uma realidade. ;Acho que é muito mais uma maneira de ver o mundo, de estar no mundo;, acrescenta Rosângela. São vampiros que se alimentam de terceiros.

Em capítulos alternados entre passado e presente, a escritora traça a vida de Helen ao tentar se lançar no mercado de joias e a sua relação com Ivan. Também revela, no decorrer da narrativa, o quanto o narcisismo está, de certa forma, aliado ao machismo que torna a mulher refém de atitudes doentias. ;Um machismo que vem conosco, que não devíamos ter, que nos fez achar que a culpa é nossa;, avalia. Jornalista por formação, Rosângela embala o leitor por uma escrita racional e leve, apesar do tema. Hoje, ela faz uma noite de autógrafos do romance no Carpe Diem, da 104 Sul, a partir das 19h.


Duas perguntas / Rosângela Vieira Rocha



Como o livro, mesmo sendo um romance, se insere em um contexto de debate sobre feminicídios e aumento no número de casos?

O livro é muito importante. Não falamos de violência física, mas a violência é uma escalada. Quando chega à física, já teve muito abuso psicológico, muita agressão verbal. A pessoa sente o mal-estar, mas não reconhece o abuso. É um alerta, serve de alerta para que haja um despertar. Não é brincadeira, tem que cortar. Ninguém pode permitir que um tipo de brincadeira fira a autoestima do outro. É a Helen quem toma uma atitude, depois de um processo enorme de humilhação. Ou ele ou eu. É doloroso. Faz esse caminho de pesquisa para dar a volta por cima.


Quem é o narcisista?

É difícil explicar em poucas palavras. São pessoas extremamente inseguras, que têm uma imagem contrária, de uma segurança inabalável. São muito sedutoras, conversam muito bem, trocam de personalidade de acordo com a pessoa que estão falando. Eles não têm ideias próprias, não têm emoções, têm uma inteligência acima da média e são dotados de intuição que sabem exatamente o que o outro quer ouvir. A impressão que tem é que nascem com um manual.

Capa do livro 'Nenhum espelho reflete seu rosto', de Rosângela Vieira Rocha.
Nenhum espelho reflete seu rosto
De Rosângela Vieira Rocha. 268 páginas. Editora Arribaçã. Lançamento hoje, 8 de agosto, a partir das 19h, no Restaurante Carpe Diem (SCLS 104 Bloco D Loja 1).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação