Vinte e três músicos, três bailarinos e quatro diretores levarão ao palco do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, uma montagem inédita da obra Venus and Adonis, composta em 1682 pelo organista barrock John Blow.
[SAIBAMAIS]Considerada o mais antigo exemplo de ópera inglesa e, às vezes, associada ao gênero masque (espécie de semiópera popular na época), a obra satiriza as aventuras amorosas do Rei Charles II e sua corte, fazendo uma analogia entre o rei e povo. A peça inovou, em sua época, ao desenvolver uma ação musical contínua, ter o libreto escrito por uma mulher e uma personagem feminina que assume o controle da história.
Para esta nova montagem do espetáculo, Monica Monteiro, André Vidal e Cecilia Aprigliano ; integrantes do coletivo Conosco, que produz o projeto ; introduziram elementos da cultura contemporânea, como as novas possibildidades tecnológicas e de expressão cênica, trazendo a peça para os tempos atuais.
Além da direção musical dos músicos eruditos André Vidal e Cecilia Aprigliano, que também participam como instrumentistas, a ópera conta com de David Castelo e direção artística de Gê Orthof.
Venus and Adonis estreia na terça-feira (13/8) e fica em cartaz até sábado (17), às 20h30, e domingo (18), às 19h30, com entrada franca. O elenco exibirá duas sessões extras, com caráter de ensaio aberto, uma para escolas públicas e, outra, para alunos e professores de arte, mediante agendamento pelo e-mail agendamentodf@ccbbeducativo.com.
O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).