Diversão e Arte

360 Graus

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 11/08/2019 04:07
Margarida, da CIA. do Barro e lutadora pela feira da Torre de TV
;Ser pai é saber ser mestre o tempo todo e ser amigo na hora certa; (autor desconhecido). Desejamos a todos os pais deste mundo, idosos, maduros, veteranos e principiantes, que este Dia dos Pais seja um marco indelével na vida de todos. Heróis com capa invisível, guerreiros que empunham a arma do amor, lutadores cujas luvas são o afago e o carinho na face inocente dos filhos, mestres na arte de educar e ser exemplo, agricultores de um plantio que só deverá colher bons frutos. Recebam todos as bênçãos do Pai Maior e sigam sempre, para frente e para o alto.





Onde a arte e o artesanato imperam

Esta página domingueira, que há 16 anos empunha a arma do amor e da defesa por uma Brasília melhor, faz com que eventos, festas e comemorações deem licença às reivindicações dos brasilienses, trabalhadores que se dedicam de corpo e alma à geração de empregos, à melhoria das condições de trabalho, ao que está errado ou que está faltando, para que todos atinjam as metas e os resultados, que os levam à concretização de seus ideais.

Quando o assunto é a Feira da Torre de TV, por exemplo, que motivou, ao longo do tempo, matérias e mais matérias a respeito, formando um acervo digno de um compêndio a respeito, ficamos atentos às queixas e lamentos daqueles artesãos que, faça sol ou faça chuva, lá estão a postos, com o fruto de sua arte e criatividade, todos os finais de semana, durante todo o ano.

Conseguimos que fossem transferidos dos pilotis da torre para a área extensa e maravilhosa em que hoje se encontram, história que contamos aqui várias vezes. Uma vitória.

Uma das mais antigas expositoras daquela feira, desde quando estava no pilotis, Margarida, da Cia do Barro, cheia de fé e confiança naquele espaço que tanto lhe ajudou a sobreviver e educar os filhos, inaugurou mais um estande com as peças de barro, no mesmo Bloco P. Formamos um grupo grande de amigas, e lá fomos para a inauguração, com bênção e tudo. Maravilha! Peças lindas, inéditas, criativas. Manhã alegre e divertida.

Mas; Caminhando por lá, visitando as outras artesãs que, sabendo de nossa admiração e gosto por aquela feira, logo nos trazem os seus anseios e preocupações com relação àquele espaço, que é o ganha-pão de todos eles.

Soubemos que, por causa da obra de restauração da Torre de TV, a feira está sendo muito prejudicada, pois acham que, ;se lá em cima está interditada, aqui, na feira também poderá estar;, se queixam. A falta de curiosidade, de divulgação por parte da administração da Torre de TV, de informação aos visitantes prejudica muito o movimento. ;Mesmo nas férias de julho e de verão dos turistas estrangeiros, a frequência não foi satisfatória;, reclamaram.

Outro ponto que é preciso ser estudado, com o qual, após uma pesquisa entre os visitantes e expositores, muitos concordaram, diz respeito ao fato de a feira só funcionar aos sábados e domingos.

Quando começaram a levantar a hipótese de seu funcionamento a partir das quintas-feiras, foi surpreendente: todos se entusiasmaram com a ideia, desde que todo aquele espaço recebesse uma boa iluminação e melhores condições de funcionamento, em horário prévio e cuidadosamente discutido e estudado. Nada sem ouvir os principais interessados, assim como os visitantes também.

Surgiu, então, a questão do horário de verão, se continuar existindo. Seria mesmo maravilhoso ir passear por lá, levar hóspedes e visitantes, até 20h ou 21h. Nada impede que o órgão responsável faça uma enquete, na própria feira, entre expositores e visitantes, sobre essa possibilidade.

Como tudo o que fazemos é pensando sempre no que pode ser melhor para a cidade e para seus moradores e turistas, cumprimos a promessa: aí está.

A nossa linda Torre de TV merece o que há de melhor, incluindo nesse rol de reivindicações, a mais linda e destacada iluminação. Ainda mais que os 60 anos de Brasília estão a caminho.

Queremos uma sexagenária ;de fechar o comércio;, como dizem lá em Minas Gerais.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação