Diversão e Arte

Escrita empreendedora

postado em 17/08/2019 04:08
A portuguesa Sofia Silva é só mais um exemplo de como as plataformas de autopublicação estão revolucionando o mundo da literatura. O reconhecimento da escritora aconteceu graças ao Wattpad, site que também lançou a escritora Anna Todd, responsável pela trilogia After, que ganhou uma adaptação nos cinemas em abril deste ano. Criado em 2006, o aplicativo permite o compartilhamento de textos em uma rede com mais de 80 milhões de leitores. Qualquer usuário pode compartilhar e ler obras no acervo, que tem acesso gratuito.

Apesar do Wattpad ser um dos mais populares no mundo, a internet está repleta de opções do formato. No Brasil, por exemplo, a plataforma pioneira em autopublicação é o Clube de Autores. Lançada há cerca de 10 anos, a empresa entrou no mercado como alternativa para os escritores que não tinham como bancar publicações em grandes editoras. ;Num mundo evoluído, não poder viabilizar por não poder pagar, isso não existe. O Clube de Autores nasceu dessa maneira e tem crescido no mercado no boca a boca;, avalia Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.

Hoje, o site possui mais de 70 mil livros em seu acervo e, a cada dia, o número aumenta. ;Temos as mais diversas obras, de ficção a livros de física quântica. Há liberdade de publicação;, revela. Recentemente, o grupo fechou uma parceria com as principais redes do país, como Amazon, Estante Virtual e Livraria Cultura, para a distribuição de versões físicas dos livros que foram publicados primeiramente no Clube de Autores. ;97% das pessoas ainda leem livro impresso. É onde está esse mercado. Faltava a distribuição do livro. Mas firmamos parceria com grandes livrarias para conseguir essa distribuição na mesma medida;, completa Almeida.

Em relação ao crescimento da autopublicação no país, Ricardo Almeida diz ficar feliz que a plataforma brasileira possa ter tido um papel importante nesse aumento. ;Antes não tínhamos a menor ideia desse mercado, era inexistente. Mas ter o tanto de autores e de leitores que temos, pra gente, é uma surpresa positiva, ainda mais contribuindo para esse crescimento;. (AI)




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação