Diversão e Arte

George R. R. Martin revela que GoT atrapalhou o desenvolvimento dos livros

Em entrevista ao britânico 'The Observer', o escritor contou que o seriado atrasou o processo seu processo criativo

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 19/08/2019 10:16
George R. R. Martin está finalizando 'Os ventos do inverno' e ainda tem que escrever 'Um sonho de primaveira'A aclamada série de televisão Game of thrones terminou. No entanto, ainda há muita expectativa em relação aos livros que deram origem ao show, As crônicas de gelo e fogo, de George R. R. Martin. Com cinco livros já publicados, ainda restam dois a chegarem às prateleiras para, enfim, a saga fantasiosa ser finalizada.

Em recente, e rara, entrevista ao The Observer, Martin revelou que está mais ocupado do que jamais estivera. Afinal, a cobrança e expectativa sobre Os ventos do inverno e Um sonho de primavera são enormes. Além de também trabalhar em projetos de spin-offs do universo criado por ele. "Eu preciso de mais horas no dia, mais dias na semana e mais meses no ano, porque o tempo parece passar muito rápido", admitiu o autor na entrevista.

George R. R. Martin conta que, graças ao fim da série, a pressão foi aliviada. Mas confessa que o programa o atrapalhou um pouco o processo de criação dos livros. "Eu não acho que (o seriado) foi muito bom para mim, porque o que deveria ter me acelerado, na verdade, me atrasou. Todos os dias eu me sentava para escrever e, mesmo se tivesse um dia bom ; um dia bom para mim é de três ou quatro páginas ; eu me sentiria péssimo porque pensava: ;Meu Deus, eu tenho que terminar o livro. Eu só escrevi quatro páginas quando deveria ter escrito 40;. Mas terminar o seriado foi libertador, porque estou no meu próprio ritmo agora. Eu tenho bons dias e dias ruins, mas o estresse é muito menor, embora ainda esteja lá...", revela.

O escritor também diz que se absteve de fóruns e discussões na internet que têm como foco teorias sobre o universo das Crônicas de gelo e fogo. "No começou eu estava lisonjeado e ia em fóruns e pensava: ;Ah, isso é legal, eles estão realmente animados;. Mas, então, comecei a pensar: ;Não, eu realmente deveria evitar. Eu não gosto do fato de que algumas pessoas descobriram coisas que estão corretas e outras descobriram coisas que estão erradas, mas que podem me influenciar também;. Então me retirei de tudo isso e deixo os fãs terem suas teorias, algumas estão corretas e outras erradas. Eles descobrirão quando eu terminar", conta.

Os ventos do inverno e Um sonho de primavera ainda não tem previsão de lançamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação