Diversão e Arte

Espaço Oscar Niemeyer volta a ativa neste sábado

Revitalizado, local recebe exposição de arte contemporânea

Lucas Batista*
postado em 21/08/2019 14:44

Espaço Oscar Niemeyer estava sem funcionar há mais de seis anos

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa anunciou que o Espaço Oscar Niemeyer (EON) reabre neste sábado (24/8). O local, que faz parte do complexo cultural e arquitetônico da Praça dos Três Poderes, volta a funcionar como espaço para exposições após mais de seis anos parado.

A reabertura ocorre sob a direção de Charles Cosac, que também está à frente do Museu Nacional da República. O equipamento cultural será reinaugurado com a exposição do artista goiano Siron Franco Césio 137. A mostra conta, por meio da arte, o maior acidente radioativo em área urbana no Brasil, em 1987. A exposição ficará aberta ao público de 24 de agosto até 30 de outubro de 2019. O EON também abrigará uma exposição permanente com peças, croquis, desenhos e fotografias que mostram o trabalho de Niemeyer e da construção da capital.

Além da mostra, o quinteto feminino da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro se apresenta na reinauguração deste sábado, a partir das 17h.

Reforma

[SAIBAMAIS]Entre 2012 e 2013, o espaço ficou desativado por conta de infiltrações e fungos. O local abrigava apenas maquetes, desenhos e documentos originais, utilizados por colaboradores do arquiteto em Brasília. Tudo guardado em arquivos de plástico, empilhados em uma sala pequena. Os visitantes que apareciam à procura dos projetos do mestre voltavam para casa sem ver nada.

Naquele período, o ex-governador Agnelo Queiroz anunciou que as obras seriam inicializadas, com previsão de que, em cinco meses, a reforma seria concluída, no entanto a revitalização começou apenas em junho de 2014, mas não foi concluída.

Ao Correio, a assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, informou que, em janeiro de 2019, juntamente com a Novacap, foi decidido que a reforma do espaço seria retomada. Dessa forma, foi realizada a manutenção da rede elétrica, do telhado, do piso e da pintura interna e externa do local. Em nota, a secretaria, revelou que foram investidos mais de R$ 933 mil em benfeitorias no local.

Serviço

Reabertura do Espaço Oscar Niemeyer

Espaço Oscar Niemeyer (Praça dos Três Poderes). Neste sábado, às 17h. Com exposição entrada franca. Aberto para todos os públicos.

*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação