Diversão e Arte

Exposição 'Som da esperança' retrata orquestra sinfônica infantil do Itapoã

A mostra fotográfica será lançada em 23 de agosto, no Centro Cultural Cisfac

Melissa Duarte*
postado em 21/08/2019 18:35
Foto presente na exposição 'Som da esperança'

;Quando fotografo, procuro sentir tudo que está a minha volta: as cores, as formas e, sobretudo, as pessoas;, conta o professor de fotografia para surdos Cristiano Carvalho. O sentimento do fotógrafo está presente na exposição fotográfica Som da esperança, que ganhou o nome da orquestra para crianças e jovens do Itapoã. A mostra fica aberta ao público de 23 a 30 de agosto, no Centro Cultural Cisfac.
Nela, os jovens músicos é que protagonizam a cena. ;O cuidado com que cada um manuseava os instrumentos chamou minha atenção;, continua Carvalho. A exposição é fruto do trabalho dele e dos repórteres fotográficos Sérgio Seiffert e Sérgio Lima. Juntos, os amigos acompanharam durante três meses os ensaios da orquestra filarmônica infantojuvenil criada na Escola de Música Maestro Emílio de César, onde as aulas são de graça.
;Era um desejo dar visibilidade, por meio da fotografia, a projetos relevantes que, por muito tempo, ficaram restritos à sua localidade;, revela Lima. Dessa forma, as fotos trazem uma visão diferente das barreiras encontradas pelos alunos, que têm, na arte, uma alternativa para não entrar no mundo das drogas. ;(Quero) Que a população conheça um pouco das pessoas daquela comunidade que tem oportunidade de encontrar, na música, uma forma de mudar suas histórias de vida;, acredita o professor de fotografia.
;O trabalho foi, sem dúvida, muito gratificante para cada um de nós. É possível mudar histórias de vidas com pequenos atos de dedicação;, completa Lima. O que também inspirou Seiffert, um dos idealizadores, foi poder ;somar no trabalho do dia a dia do Cisfac;. A mostra Som da esperança conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Serviço
Som da esperança
Centro Cultural Cisfac (Q. 1, cj. G, lt. 76, Fazendinha, Itapoã). De 23 a 30 de agosto, com inauguração nesta sexta-feira (23/8), às 20h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação