Publicidade

Correio Braziliense

Os Buriti, grupo de teatro e dança brasiliense, se apresentará na Romênia

O grupo fará quatro apresentações no festival 'Puppets Occupy Street', na cidade de Craiova, entre 25 de agosto e 1º de setembro


postado em 21/08/2019 21:14 / atualizado em 21/08/2019 21:14

A companhia de dança e teatro Os Buriti se apresentará em um festival na Romênia (foto: Thiago Sabino/Divulgação)
A companhia de dança e teatro Os Buriti se apresentará em um festival na Romênia (foto: Thiago Sabino/Divulgação)

A companhia de teatro e dança brasiliense Os Buriti, fundada em 1995, foi convidada para se apresentar no festival Puppets Occupy Street, na Romênia, com o espetáculo KALO — Filhos do vento. Entre 25 de agosto e 1º de setembro, o grupo fará quatro sessões da peça durante o festival, que, desde 2014, reúne companhias de teatro de animação de vários países em Craiova, a sexta maior cidade romena. 

 

Para chegar ao festival, a companhia, formada por três atores e seis músicos, contou com o apoio do Edital Conexão Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que ajuda artistas da capital a viajar para eventos fora do DF. A atriz Naira Carneiro, membra da companhia, recebeu ainda um convite do Elo Europeu de Educadores de Português como Língua de Herança para ministrar oficinas de contação de histórias.

 

O espetáculo

 

KALO — Filhos do vento conta a história de Suki, uma cigana contadora de histórias que quer salvar a memória de seu povo, acompanhada de Baxt, a sorte do povo cigano, um fantasma que a acompanha. O texto foi um presente de Maurice, um dos mais antigos atores do grupo francês Theatre du Soleil, quando ele esteve em Brasília.

 

A encenação mistura as linguagens da dança, do teatro e do teatro de sombras (contribuição de Soledad Garcia e Thiago Bresani, da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas), e utiliza elementos da cultura cigana brasileira e de outras partes do mundo. Não por acaso, o espetáculo foi selecionado para se apresentar em um país que conta com uma numerosa população cigana, que, apesar disso, ainda sofre muito preconceito. 

 

A companhia

 

A Cia Os Buriti — Teatro de Dança foi fundada em 1995 por Eliana Carneiro, à qual se uniram os filhos Naira Carneiro e Guian Larrea. O time é completado pelos músicos Jorge Brasil, André Togni, Daniel Pitanga, Marília Carvalho, Diogo Vanelli e Carlos Frazão. Desde então, já montou 10 espetáculos, encenados em vários estados e países, com ênfase no gesto e no movimento, que transmitem a tradição popular de diferentes culturas ao público infantil e adulto.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade