Diversão e Arte

José Carlos Peliano lança primeiro livro infantojuvenil

'A casa voadora' convida o leitor para uma viagem lúdica, alegre e divertida

Vinícius Veloso*
postado em 24/08/2019 06:30
José Carlos Peliano: viagem lúdica que provoca a revolta dos objetos

Uma nova aventura para os amantes das obras infantojuvenis. A casa voadora, de José Carlos Peliano, o primeiro do gênero, convida o leitor para uma viagem lúdica, alegre e divertida. Na composição do livro, versos rimados e ilustrações realizadas por Adriana Peliano ; filha do escritor, em tom fantasioso e colorido.

;Eu escrevi aqui em Brasília e ela mora em São Paulo. Mandei o livro pronto para lá e ela se dispôs a fazer as ilustrações com colagens. Foi um trabalho em conjunto. Trocamos uma ideia e ela captou o espírito da coisa. Encaixou totalmente com a proposta do trabalho;, conta o poeta.

No enredo, a cativante história do ratinho Cacá. De certa forma humanizado, tem desejos e sonhos que parecem impossíveis ; o principal deles é o de voar. Mesmo com as limitações existentes, o roedor continua tentando conquistar o objetivo, dentro de uma casa. A narrativa contagia e desperta o interesse de outros objetos do imóvel, que largam as tradicionais funções para alçar novos voos.

;Cacá treina, treina e treina até conseguir voar. Na verdade, mais ou menos voar. Isso instiga os outros 40 objetos com que trabalho no livro. O vaso sanitário, por exemplo, revolta-se com a função de receber coisas ruins das pessoas e decide se tornar um objeto planetário de fogo;, revela José Carlos.

O texto é mais leve por ser conduzido por poemas. As rimas são a principal forma de descrever a narrativa, facilitando o entendimento do conteúdo para qualquer pessoa. Dentro da casa plena de vida, todos os elementos são envolvidos na produção textual e recebem uma releitura a partir das colagens.

No lançamento, a contadora de histórias Adriana Bertolucci será a responsável por apresentar a novidade aos presentes. Entretanto, a parceria entre ela e José começou durante a produção do conteúdo escrito do livro.

;Elaborei tudo com a intenção de tornar a linguagem mais fácil para as crianças. Fui escrevendo e adaptando os textos. Quando achei que estava bom, passei para a Adriana Bertolucci;,explica o autor.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco


A casa voadora ; Lançamento
Ernesto Café (108 Norte). Hoje, das 10h às 13h. Apresentação do novo livro com a contadora de histórias Adriana Bertolucci. O livro custa R$ 45 e a classificação indicativa é livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação