Diversão e Arte

Mostra 'Traço à Traça' traz ilustrações que trabalham a literatura infantil

Exposição tem 15 obras originais de artistas brasileiros e está em cartaz no Shopping Popular da Ceilândia

Vinícius Veloso*
postado em 28/08/2019 07:00
Ilustração de Ana TerraA arte tem um papel primordial no aprendizado de um ser humano, seja com a produção visual, cênica ou literária. No caso da exposição Traço à Traça, que está aberta no Distrito Federal, o foco está nas ilustrações para crianças. A Bibliotoca ; localizada em Ceilândia ; foi o local escolhido para a apresentação de 15 obras originais de artistas brasileiros que trabalham com literatura infantil e juvenil.

Com a temática principal do acervo sendo Roedores de Livros ; nome do projeto responsável pela exposição, os ilustradores tiveram que ressignificar animais que, por natureza, possuem a função de destruir livros, como a traça. Com painéis emoldurados pelo local, as obras transmitem diferentes visões que surgiram de técnicas como aquarela, colagens e pinturas a óleo.

[SAIBAMAIS];Nós ganhamos muitas ilustrações e vimos essa oportunidade de expor com os livros dos artistas. É importante para que as crianças tenham acesso a uma ilustração original. Depois de passar pela gráfica, as imagens perdem qualidade, textura, cor e tamanho. Com a original presente, todos podem ver como o artista trabalha;, explica Ana Paula Bernardes, coordenadora do projeto

Ana conta que as imagens, em sua maioria, foram retiradas de livros infantis publicados pelos artistas. ;Fomos escolhidos por eles. São presentes de ilustradores que, em algum momento, conheceram o projeto e admiram o Roedores de Livros.;

Um dos casos especiais é o de Jô Oliveira, ilustrador e quadrinista pernambucano que mora em Brasília e tem uma carreira consolidada mundialmente. Ele fez um desenho exclusivo para a exposição, que se tornou estampa da logomarca do projeto. ;É uma homenagem, ele é um grande artista;, completa.

Roedores de Livros


Ana Paula Bernardes é coordenadora do projeto Roedores de Livros desde que ele surgiu em 2006, na Asa Norte. Entretanto, mudaram de local por conta do público. Responsável pela exposição, conta que a intenção do projeto é garantir o acesso das crianças à leitura.

;Queremos formar leitores, democratizar a leitura. Dá um trabalho por se localizar em um Shopping Popular, um espaço comercial, que não é relacionado com a cultura pelo público. Mas, hoje, conseguimos ocupar o local e ter um espaço para ler e socializar. É muito importante estar em Ceilândia, que carece de uma Biblioteca Infantil. Podemos abrir janelas e criar oportunidades para as crianças;, explica a coordenadora.

*Estagiário sob supervisão de Severino Francisco

Do Traço à Traça: Ilustradores criam roedores de livros
Bibliotoca ; Shopping Popular da Ceilândia (QNM 11 AE lt. 3). Exposição aberta até o dia 21 de setembro. Quarta à sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, das 9h às 12h. Apresentação de ilustrações de artistas brasileiros e visitas guiadas para até 30 pessoas. Entrada franca e classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação