postado em 28/08/2019 16:49
A quadrinista brasiliense Diana Salu, autora de várias HQs, lançará na noite desta sexta-feira (30/6) a segunda edição de Cartas para ninguém, um livro pessoal que transita entre as linguagens do quadrinho, da poesia e da epístola.
Coeditado pela Padê Editorial, editora que publica livros artesanais com tiragens de até 500 exemplares, o livro surgiu como publicação despretensiosa, em 2016, de uma série de cartas em quadrinhos escritas por Salu e remetidas, literalmente, para ninguém, ou melhor, para nenhum destinatário específico.
Adicionando a este material alguns poemas produzidos de 2017 a 2018, além de sketchs e pequenas frases avulsas, a autora chegou ao formato final da obra, em que retrata a jornada de sua identificação como mulher trans e lésbica ao revisitar, reinventar e recontar a memória.
O evento, que começará com apresentações de Malena Stefano e Pietra Sousa, contará com leituras do livro e microfone aberto
Diana Salu
Graduada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB), Diana Salu é artista, designer, publicadora, produtora, travesti e sapatão. Publicou os livros O aguardado (2014), Política é relação (2015), Maré ; ou pequenos barcos não devem se afastar demais da margem (2017), todos pela Mês Editora, projeto de publicações independentes em quadrinhos do qual é cofundadora. Foi idealizadora também da Feira Dente, da qual participou até a quinta edição, neste ano.
Em 2018, publicou de forma independente o livro Barragem ,e em 2013, 2014 e 2016, manteve a série de tirinhas semanais Batata frita murcha, publicada no Facebook. Neste ano, publica pela Padê Editorial a segunda edição do livro Cartas para Ninguém, lançado originalmente em 2018 como parte do projeto Escreviventes: autopublicação artesanal de narrativas LBTs, proposto pela Padê e selecionado pelo Fundo Elas de Investimento Social em edital de 2018.
Padê Editorial
Fundada em 2015 pela poeta do Distrito Federal Tatiana Nascimento e pela paulista Bárbara Ismênia, a Padê é um coletivo editorial dedicado à publicação de livros artesanais de autoras negras, periféricas, lésbicas, travestis, trans e bissexuais, com tiragens de 300 a 500 exemplares. Conheça e encomende outras obras da Padê em pade.lgbt
Serviço
Lançamento da 2; edição do livro Cartas para ninguém, de Diana Salu (Padê Editorial, 2019, 92 páginas; R$ 40).
Galeria A Pilastra (QE 40 cj. D lt. 38 Guará II). Sexta-feira (30/8), às 19h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.