Diversão e Arte

Capital Inicial é a grande atração desta quinta do Na Praia

Banda brasiliense anima o projeto em show de duas horas com novas composições, hits da carreira e clássicos do Aborto Elétrico

Irlam Rocha Lima
postado em 29/08/2019 09:22
Capital Inicial se apresenta em espetáculo com cenário construído para envolver o espaço em efeito de luzes

Desde que surgiu na cena do rock nacional, nos emblemáticos anos 1980, o Capital Inicial sempre tocou em grandes espaços. Nunca é demais lembrar que foi na Esplanada dos Ministérios onde, em 21 de abril de 2008, a banda brasiliense gravou seu primeiro CD Ao Vivo e DVD com a nova formação ; após a saída do guitarrista Loro Jones ;, assistido por uma multidão.

Na estrada com a turnê do Sonora, o álbum lançado no segundo semestre de 2018, o Capital tem participado de grandes festivais pelo país e volta a Brasília para apresentação nesta quinta (29/8), às 22h, na Quinta Cultural do projeto Na Praia. Esse show foi visto anteriormente na extinta Bamboa, onde Dinho Ouro Preto (vocal), Flávio Lemos (bateria), Fê Lemos (bateria) e Yves Passarel (guitarra) estiveram em dezembro do ano passado.

Com duas horas de duração, o show desta noite tem cenário criado pela Lighting Productions Ltda. A empresa que traz no currículo concertos de Paul McCartney, Elton John e Roberto Carlos construiu cinco gaiolas móveis, cada uma acoplada a 20 moving lights, posicionadas atrás da banda, que se complementam com as luzes superiores do palco.

O set list traz algumas músicas do Sonora, entre elas Não me olhe assim, Seja o céu, Só eu sei e Tudo vai mudar; mas o que predomina são os hits como A sua maneira, Depois da meia noite, Independência, Não olhe pra trás, Natasha, Olhos vermelhos, O passageiro e Tudo que vai. Mas, obviamente, nunca faltam clássicos do Aborto Elétrico, banda punk da qual se originou Capital, como Fátima, Música Urbana, Veraneio vascaína e, claro, o hino Que país é esse?.

;Estamos em turnê há um ano e já estivemos em todas as regiões do país, e participamos de grandes festivais. Fomos a Brasília no final de 2018, mas tocamos em lugar fechado. Agora, no retorno, estamos na maior expetativa de estrear no projeto Na Praia. Em espaços abertos o show cresce, pois há sempre a possibilidade de maior interação da banda com o público;, comenta o baterista Fê Lemos.

Nova sonoridade

Para Fé, com o Sonora, o Capital inaugurou uma nova fase em sua trajetória. ;Embora tenhamos mantido as características da banda, criamos uma nova sonoridade, ao contarmos na gravação do CD com a participação de músicos como Lucas Silveira (líder da Fresno), Fernandi Badauí e Phill Fargnoli (CPM 22), Emmily Barreto e Cris Botarelli (Far From Alaska), e Gustavo Bertoni (Scalene), que trouxeram frescor ao nosso trabalho;.

De acordo com o músico, o encontro entre Dinho Ouro Preto e Lucas Silveira foi determinante para que esse projeto do Capital viesse a ser bem-sucedido. ;Além de ser o produtor do disco e tocar em todas as faixas do disco, o Lucas deu sugestões para a concepção dos arranjos. Ele foi muito colaborativo;.

Atento aos novos tempos e às novas tecnologias, parte das 11 músicas do Sonora ; a grande maioria tem a assinatura de Dinho Ouro Preto e Alvin L, parceiros há 30 anos ; foi sendo lançada em singles e algumas ganharam clipes. Um deles, o de Só eu sei, foi gravado na Chapada dos Veadeiros, com direção do brasiliense Bruno Fioravanti.

Fê Lemos conta que um dos momentos mais fortes nos shows do Capital é quando a banda toca Que país é esse?, de Renato Russo. ;Sempre foi assim, mas atualmente, com a insatisfação que está no ar, o público manifesta sua indignação. Mesmo muitas das pessoas que votaram em Bolsonaro se mostram desiludidas, diante de tudo o que vem ocorrendo no país, com incontinência verbal do presidente, a ascendência das milícias e a destruição do meio ambiente;.


Capital Inicial
Show da banda hoje, às 22h, na Quinta Cultural do projeto Na Praia (Orla Norte do Lago Paranoá). Antes, a partir das 18h, se apresenta o DJ Jones e após o show o DJ Cottonete. Ingressos: a partir de R$ 81. Não recomendado para menores de 16 anos.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação