Diversão e Arte

Secretaria de Cultura publica edital FAC 'Mais Cultura'

Um dos objetivos do projeto é valorizar produções das Regiões Administrativas com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH)

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/09/2019 14:38

A Casa do Cantador é um dos principais centros culturais de Ceilândia

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) lançou, nesta segunda-feira (02/9), o edital Mais Cultura, do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Ele tem como objetivo valorizar as produções de agentes culturais das Regiões Administrativas com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e também contribuir para descentralização e democratização dos recursos disponibilizados pelo FAC.

Dessa forma, o edital impede, em algumas linhas, a realização de ações em regiões como Lago Sul, Lago Norte e Plano Piloto (excetuando a Vila Telebrasília e a Vila Planalto). Também incentiva os agentes culturais da parte central a realizar projetos em outras áreas do DF, contribuindo para o intercâmbio artístico cultural.

O FAC Mais Cultura é estruturado em torno dos segmentos artísticos e culturais como: artes plásticas, visuais ou fotografia, artesanato, design e moda, audiovisual, manifestações circenses, cultura popular e manifestações tradicionais, dança, leitura, escrita e oralidade, música, ópera e musical, patrimônio histórico e artístico material e imaterial e teatro. Os projetos contemplados na seleção serão realizados em até dois anos.

Reserva de vagas

Uma das principais inovações do edital FAC Mais Cultura é a reserva de vagas de acordo com o local de residência do agente cultural, divididos em dois blocos. Em cada um dos segmentos artísticos e culturais disponibilizados, deverá ser contemplado pelo menos um projeto de moradores de Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, SAI, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião ou Vila Planalto; e pelo menos uma ação de agentes do Sol Nascente/Pôr do Sol, Fercal, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, Estrutural, Varjão ou Vila Telebrasília.

Capacitação

A Secec também vai realizar oficinas de capacitação para os agentes culturais. Serão cinco encontros para auxiliar os realizadores com questões relativas ao edital, elaboração de projetos, critérios de seleção e impedimentos. As capacitações serão realizadas ainda este mês, antes da abertura do período de inscrições, em Samambaia, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Sol Nascente/Pôr do Sol e Plano Piloto.

Serviço

FAC Mais Cultura

Inscrições: de 30 de setembro a 15 de outubro no site.
Mais informações na página do Fundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação