Diversão e Arte

Música, cinema e artes visuais na ocupação da Piscina com ondas

Programação eclética e animada no Ocupa! 1º Festival de Artes Contemporâneas de Brasília

Geovana Melo*
postado em 05/09/2019 06:30

Cenário do projeto Ocupação Contém: múltiplas linguagens da arte contemporânea

Os produtores locais seguem movimentando a cena cultural. Brasília já se tornou a capital dos festivais e recebe durante o ano todo muitos eventos, divididos entre vários espaços. Desta vez, a Piscina com Ondas será palco de uma programação eclética e animada. A ocupação realiza a primeira edição do Ocupa! 1; Festival de Artes Contemporâneas de Brasília.

O festival propõe um mergulho nas artes contemporâneas, com uma programação que abrange artes visuais, cinema e música, de 7 a 29 de setembro. Com enfoque nesses três eixos temáticos, o evento traz grandes nomes nacionais e atrações locais para ocupar culturalmente o espaço, que há muito tempo estava abandonado, e a Ocupação Contém resolveu dar nova vida através da cultura. O Ocupa! - 1; Festival de Artes Contemporâneas de Brasília busca resgatar a vocação de uma Brasília sempre efervescente.

Pensar em um Festival que ressignifica um espaço esquecido na metrópole que foi construída sob a égide utópica do modernismo reaviva não só memórias quanto novos sentidos. O Ocupa! - 1; Festival de Artes Contemporâneas de Brasília reafirma a fusão entre arte, espaço e tempo e lança a reinvenção de uma utopia.

Lançado oficialmente em julho, a Ocupação Contém, na Piscina com Ondas, no Parque da Cidade, é o projeto responsável pelo Ocupa.! Com início em 7 de setembro e com programação até 29 de setembro, quando está previsto o encerramento, o festival promete movimentar os fins de semana da capital, com apresentações musicais de artistas nacionais e locais, exposições, vila gastronômica e exibições cinematográficas, tudo isso em uma estrutura lúdica.

O line up comporta nomes de peso, como Céu, Alice Caymmi, Clarice Falcão, Roberta Sá, Mahmundi, Chico Chico, Samba Urgente, Jean Tassy, Lupa, O Tarot, Ellefante, Natália Carrera e Raquel Reis. ;Eu espero que Brasília me receba bem, porque estou indo de coração aberto, acho que vai ser bem legal;, conta Alice Caymmi.

A programação de estreia conta com a cantora Alice Caymmi, Jean Tassy, e Chico Chico e João Mantuano. Já no domingo, apresenta uma roda de conversa com Marjorie Yamaguti e com a mostra visual Brasília 60 - Novas Candangas.

A exposição Brasília 60 - Novas Candangas reúne a essência feminina e as mulheres que produzem arte contemporânea no Distrito Federal. A mostra contará com nomes como Cila MacDowell, Jacqueline Lisboa, Janine Moraes, Raquel Aviani, Joana França, Waleska Reuter, VJ Grazzi e Zuleika de Souza.

A Piscina com Ondas também receberá Utopias Efêmeras que apresenta obras de sete artistas radicados na capital federal: Pamella Anderson, João Trevisan, Levi Orthof, Cecília Mori, Gustavo Silvamaral, Cecília Bona e Íris Helena. As produções visam às possibilidades de uma nova leitura das coisas, ressignificando objetos e imagens. Inspirada na utopia da construção da cidade, esses artistas transformam materiais comuns do cotidiano em arte.

Atrações musicais

Alice Caymmi é uma das atrações nacionais da programação
A carioca Alice Caymmi fecha a noite de sábado com um show dançante que mesclará pop e eletrônico, inspirado nos álbuns Rainha dos raios e Alice. ;Esse show é o show pop, do álbum pop. A gente pegou o show antigo e remixou várias canções, demos uma nova roupagem e está muito legal;, antecipa a cantora.

Com um repertório popular, a headliner aposta em Como vês e Princesa. Além disso, a preferida dela também compõem o setlist, Estação. ;Eu gosto muito dela (Estação), porque é uma canção de amor, mas sem drama;, afirma.

A cantora subirá ao palco com um figurino inédito e exclusivo, produzido pela marca LED. ;Será diferente, vou estrear ele (o figurino) aí em Brasília;, conta. Veterana no mundo dos festivais, Alice acredita que os eventos podem proporcionar grandes descobertas. ;Tocar em festival é diferente. Você não entra em contato só com o seu público, você entra em contato com público de outros artistas, eu gosto muito. Eu acho muito legal, é a hora das pessoas poderem conhecer novas coisas;, pontua.

O brasiliense Jean Tassy também é uma das atrações do primeiro dia do Ocupa.! O rapper está em ascensão na cena do rap nacional, com um som puxado para o lo-fi hip hop, além das rimas, que tornam o trabalho harmonioso. Também vindos do Rio de Janeiro, Chico Chico e João Mantuano dividirão palco com Alice e Tassy. Em dupla, eles apresentarão um show misto, que passeia entre o rock, o samba, o folk, o blues, o frevo e o forró.

Entre as atrações nacionais, está Clarice Falcão, que se apresenta em 21 de setembro. A pernambucana traz um show repleto de sucessos. ;O repertório do show vai um misto, é a primeira vez que a gente chega em Brasília com o show do Tem Conserto, mas vão ter algumas músicas do Monomania e do Problema meu;, adianta Clarice em entrevista ao Correio.
Clarice Falcão: presença feminina na agenda de shows do evento
Nas produções da cantora, que muitas vezes são irônicas em relação aos relacionamentos amorosos, ela transita entre os gêneros musicais. ;Eu foco muito nas letras, eu vou mudando um pouco de gênero, antes me aproximava do folk, o depois passei por alguns gêneros e esse último é um pop eletrônico, mas acho que tudo é MPB;, pontua.

Também será a primeira vez da cantora na Ocupação Contém, e concorda com a iniciativa. ;Ocupar espaços que não são utilizados ou reutilizar esses espaços, eu sou muito a favor. Inclusive, sou muito fã do carnaval, que é uma época que a gente ressignifica os espaços. Tenho ido muito a festas eletrônicas e underground que também tem essa pegada, de ocupar com cultura, festa e alegria;, conta.

;Por o público não ser totalmente meu, tem um nervosismo a mais e uma vontade de conquistar. Vai ter gente ali que não me conhece, e tem um certo cortejo quando é um show em festival, mas quando é só meu não, eu me sinto com se estivesse cantando na sala de casa;, brinca.

Também em 21 de setembro, a banda brasiliense O Tarot estará no festival e promete um show digno para uma festa na piscina. ;Levem suas boias e seus capacetes;, brinca Tom Suassuna (violino, bandolim e banjolão). O quinteto promete causar logo naa abertura.


Serviço

Ocupa! Festival de Artes Contemporâneas
De 7 a 29 de setembro de 2019, na Ocupação Contém (Piscina com Ondas - Parque da Cidade Sarah Kubitschek). Visitação gratuita nas mostras, de quinta a domingo, de 17 às 22 horas. Os para atrações musicais estão à venda no Sympla, a partir de R$ 10 (Valor referente ao 1; lote)


Atrações


7 de setembro (sábado)
19h00
; Jean Tassy
20h30
; Chico Chico e João Mantuano
22h30
; Alice Caymmi


8 de setembro (domingo)
18h00
; Marjorie Yamaguti ; Roda de Conversa / Mostra Visual - Brasília 60 - Novas Candangas


13 de setembro (sexta-feira)
17h00
; Abertura das Galerias de Arte
19h00
; Cecília Bona ; Roda de Conversa / Mostra Visual - Utopias Efêmeras
20h00
; Gustavo Silvamaral ; Roda de Conversa / Mostra Visual - Utopias Efêmeras
21h00
; Levi Orthof ; Roda de Conversa / Mostra Visual - Utopias Efêmeras


14 de setembro (sábado)
18h00:
; Joana França ; Roda de Conversa / Mostra Visual - Brasília 60 - Novas Candangas
19h00
; Zuleika de Souza ; Roda de Conversa / Mostra Visual - Brasília 60 - Novas Candangas
21h00
; Samba Urgente
22h30
; Roberta Sá


20 de setembro (sexta-feira)
17h00
; Abertura das Galerias de Arte
19h00
; Íris Helena ; Roda de Conversa / Mostra Visual - Utopias Efêmeras
20h00
; Cecília Mori ; Roda de Conversa / Mostra Visual - Utopias Efêmeras
21h00
; João Trevisan ; Roda de Conversa / Mostra Visual - Utopias Efêmeras


21 de setembro (sábado)
18h00
; Cila Mac Dowell - Roda de Conversa / Mostra Visual - Brasília 60 - Novas Candangas
19h00
; Jacqueline Lisboa - Roda de Conversa / Mostra Visual - Brasília 60 - Novas Candangas
20h00
; Raquel Aviani - Roda de Conversa / Mostra Visual - Brasília 60 - Novas Candangas
18h00
; O Tarot
19h00
; Lupa
20h30
; Mahmundi
22h30
; Clarice Falcão


28 de setembro (sábado)
17h00
; Abertura das Galerias de Arte
18h00
; Waleska Reuter e Raquel Nava - Roda de Conversa / Mostra Visual - Brasília 60 - Novas Candangas
19h00
; Janine Moraes - Roda de Conversa / Mostra Visual - Brasília 60 - Novas Candangas
20h00
; VJ Grazzi - Roda de Conversa / Mostra Visual - Brasília 60 - Novas Candangas
18h00
; Natália Carrera
19h00
; Raquel Reis
20h30
; Ellefante
22h30
; Céu
*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação