Diversão e Arte

Dad Squarisi e Marcia Dualibe desvendam os enigmas do Hino Nacional

Obra terá lançamento neste sábado (7/9), às 10h30, no Bananika (205 Norte)

Severino Francisco
postado em 07/09/2019 06:02
Imagem do livro sobre o Hino Nacional
O Hino Nacional foi apropriado por diferentes segmentos ideológicos ao longo da história. Mas ele pertence à nação. Muitos cantam o hino, acham bonito, se comovem e não compreendem. Por isso, Dad Squarisi, editora de Opinião do Correio, e Marcia Dualibe Fortes, resolveram explicar o claro enigma os versos rebuscados de Osório Duque Estrada para as crianças. O resultado é o livro Entrelinhas do Hino Nacional (ed. Mais Amigos), com ilustrações de André Cerino, que será lançado, neste sábado (7/9), às 10h30, no Bananika, na 205 Norte.

Dad sempre ficou comovida ao cantar o Hino Nacional nos tempos de estudante. Mas ela observa que tanto as crianças quanto os adultos entoam sem entender. A primeira motivação foi um post que publicou em seu blog explicando a letra intrincada de Osório Duque Estrada: ;Eu sempre soube que as pessoas não entendem o Hino;, lembra Dad. ;Aliás, elas confessam que acham bonita a letra, mas não compreendem inteiramente. Por isso, fiz uma explicação tim-tim-tim por tim-tim. O post teve um número muito alto de acessos. Várias pessoas pediram para reproduzir. Então, o editor da Mais Amigos convidou para escrever um livro para crianças. Achei um desafio grande, mas fizemos com muito prazer e alegria;.

Dad e Marcia desvelam o claro enigma do Hino Nacional de maneira, a um só tempo, didática e divertida, com uma estrutura de narrativa de suspense. Três crianças são estimuladas a fazer um vídeo para ajudar outros estudantes a compreender a canção. Eles vão à luta e saem a campo para pesquisar, estudar e escutar atentamente.

Apresentam o Hino Nacional estrofe por estrofe, com a decifração do significado de cada palavra desconhecida e com o desvelamento das mensagens. Há ocasiões em que eles se veem em uma enrrascada de incompreensão. Mas recorrem à professora, à internet ou ao WhatsApp. Ao final, produzem o vídeo com todas as informações corretas.

Dad Squarisi

A trama tem quase que a estrutura de uma narrativa policial de suspense. As crianças são estimuladas a descobrir a senha de um tesouro na letra do Hino Nacional. Imaginam que talvez seja o ouro. Mas, na verdade, é o povo, a natureza e a nação.

O Hino tem algumas peculiaridades destacadas por Dad. A música é de 1822 e, durante um século, ouvia-se apenas a melodia. No entanto, para comemorar o centenário do Hino foi promovido um concurso público, no qual saiu vencedora a letra de Osório Duque de Estrada: ;O estranhamento com o estilo rebuscado do texto ocorre porque ele tem todas as características do romantismo: a exaltação do nacionalismo, do povo e da natureza. Osório Duque de Estrada usa um vocabulário que não utilizamos hoje. Depois, ele escreve na ordem inversa e recorre à personificação. São os brasileiros que falam com a mata, a bandeira e o país. O tu é a pessoa com quem se fala. Então, é preciso um passo a passo para entender o contexto e o sentido das palavras;.

Dad ressalta que o Hino Nacional não pode ser confundido com patriotada. É um canto de amor ao país. Não é propriedade oficial do Exército ou de nenhum governo, seja qual for a tendência ideológica. ;Durante o regime militar, as pessoas começaram a torcer o nariz para o Hino e para a bandeira. Mas, na verdade, o Hino não tem nada a ver com ditadura. O hino simboliza o país. Acho até que essa má-vontade era forte, mas passou. As escolas militares, as escolas particulares e as escolas públicas cantam o Hino de maneira espontânea;.

Todos os povos cantam hinos. No entanto, Dad chama a atenção para o fato de que a maioria tem um acento marcial, enquanto o brasileiro se caracteriza pela afirmação do nosso país: ;É uma exaltação de nossas qualidades e de nossas riquezas. Eu acho muito bonito, fico sempre emocionada de ouvir o nosso hino, principalmente quando viajo para fora do país. É um símbolo do país que merecer ser conhecido e interpretado;.

Nas entrelinhas do Hino Nacional
De Dad Squarisi e Marcia Dualibe Forte. Ilustrações de André Cerino. Ed. Mais Amigos/33 páginas. Lançamento neste sábado (7/9), às 10h30, no Bananika (205 Norte)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação