Diversão e Arte

Projeto Sonora Brasil promove a presença das mulheres na música brasileira

A 22ª edição do evento começa hoje e tem shows durante toda a semana

Irlam Rocha Lima
postado em 09/09/2019 08:42
'Líricas Negras' abre oficialmente o festival nesta terça-feira

Por cinco dias, entre hoje e sexta-feira, a música popular brasileira estará em destaque na cidade, com a realização do Sonora Brasil, projeto que terá entre as participantes artistas de várias regiões do país. A programação será desenvolvida no Sesc Sílvio Barbato, térreo do Edifício Eurico Dutra, no Setor Comercial Sul. A entrada é franca.

O Sonora Brasil, em sua 22; edição, tem como tema Líricas Femininas ; A presença da mulher na música brasileira. Nas edições anteriores, o festival promoveu 6.098 concertos, de 85 grupos ; num total de 431 músicos ; apresentados em 150 cidades brasileiras, assistidos por 750 mil pessoas. A informação é da coordenação do evento,

Antes de chegar a Brasília, esta edição do Sonora Brasil passou por capitais e cidades do interior das regiões Sul e Sudeste e, agora, chega à Centro-Oeste. ;O projeto mostra o recorte de trabalhos de grande valor estético feito por compositoras e intérpretes, que estão à margem do grande circuito comercial;,destaca Ivaldo Gadelha, o Tarzan, assistente de da Coordenação de Cultura do Sesc. ;O objetivo do Líricas Femininas, portanto, é dar visibilidade a essa produção;, acrescenta.

Quatro grupos estarão na capital para apresentações de amanhã a sexta-feira, com início às 20h. Os shows serão: Líricas Negras, Líricas Transcendentes, Líricas Históricas e Líricas modernas. Na abertura hoje, às 18h, o público poderá apreciar na área externa do Sesc (SCS) o trabalho da mestra Martinha do Coco e do Boi Encanto do Itapoã.
A artista Martinha do Coco promove oficina sobre o samba de coco
Forma lúdica

;Esta é a segunda vez que participo do Sonora Brasil. Vejo como uma ótima oportunidade para levar às pessoas, de maneira lúdica, o trabalho que realizo em parceria com escolas públicas do DF, voltado para crianças e adolescentes;, anuncia Martinha. ;São músicas de minha autoria, registradas nos CDs Roda Griô e Perfume delas, lançados nos últimos dois anos;, complementa.

Pernambucana de Recife, a cantora, compositora e instrumentista conta que trouxe para Brasília, a vivência dentro da cultura popular em sua origem. ;Fui criada no bairro Salgado, de Olinda, ouvindo maracatu, ciranda, frevo, pastoril. Aqui, em 2004, no projeto Arte de Rua, descobri o Tambores do Paranoá. Então, comecei a tocar ganzá e a fazer samba de coco;, lembra a musicista, que, desde então, tem tomado parte de projetos diversos e festivais.

Uma outra atividade de Martinha será amanhã, entre 17h30 e 19h30, à frente da Oficina de coco. Antes, haverá outras oficinas: a de Jô Gomes e Graduada Coral, das 14h às 16h30; e a de iniciação à percussão por meio dos ritmos brasileiros, com Georgia Camara (Rio de Janeiro), das 17h às 19h30. A abertura oficial do Sonora Brasil ocorrerá às 20h, com a apresentação do show Líricas Negras, que reúne a cantora, clarinetista e compositora baiana Vanessa Melo, cantora maranhense Rosa Reis, a instrumentista e cantora paulista Negravat e a baterista e percussionista carioca Georgia Camara.

Na sequência da programação, o Teatro Sílvio Barbato receberá os shows Líricas Transcendentes (Cátia de França, Ceumar e Dea Trancoso), quarta-feira; Líricas históricas (Priscila Ermel, Vanja Ferreira, Anastácia Rodrigues e Gabriela Geluda), quinta-feira; Líricas Modernas (Badi Assad, Lucina e Regina Macado), sexta-feira.
Programação
Segunda (9/9)

  • 18h ; Slam das 6 convida Martinha do coco e boi encanto de Itapoã

Terça (10/9)

  • 10h às 12h ; O corpo, a guerra e o sagrado, com Jô Gomes e Graduada Coral
  • 14h30 às 16h30 ; Iniciação à percussão através dos Ritmos Brasileiros, com Georgia Camara
  • 17h30 às 19h30 ; Líricas Populares ; Oficina de Coco com Martinha de Coco
  • 20h ; Abertura oficial do Festival Sonora com o show Líricas Negras

Quarta (11/9)

  • 10h às 12h ; O corpo, a guerra e o sagrado, com Jô Gomes e Graduada Coral
  • 14h30 às 16h30 ; A lembrança de si mesmo, com Déa Trancoso
  • 17h30 às 19h30 ; Líricas Populares ; Oficina de Coco com Martinha de Coco
  • 20h ; Show Líricas Transcendentes
Quinta (12/9)

  • 10h às 12h ; O corpo, a guerra e o sagrado, com Jô Gomes e Graduada Coral
  • 14h30 às 16h30 ; Avós da nossa voz ; cantando histórias, com Priscilla Ermel (SP), Vanja Ferreira(RJ), Anastácia Rodrigues (PE) e Gabriela Geluda (RJ)
  • 17h30 às 19h30 ; Líricas Urbanas ; Oficina de Slam, com Lídia Dallet e Cleudes Pessoa
  • 20h ; Show Líricas Históricas
Sexta (13/9)

  • 10h às 12h ; O corpo, a guerra e o sagrado, com Jô Gomes e Graduada Coral
  • 14h30 às 16h30 ; Música da Badi, com Badi Assad (SP
  • 17h30 ás 19h3 ; Líricas Urbanas ; Oficina de Slam, com Lídia Dallet e Cleudes Pessoa
  • 20h ; Show Líricas Modernas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação