Diversão e Arte

Espaço Cultural Renato Russo exibe o documentário 'Negra luz'

A sessão acontece neste sábado, às 17h, de forma gratuita. Em seguida, haverá feira criativa, música e poesia

Lucas Batista*
postado em 11/09/2019 13:29

Projeto percorreu oito cidades do Distrito Federal

O curta-documental, idealizado por Cleudes Pessoa, Priscila Francisco Pascoal e Juliana Cárceres, Negra luz ; Artistas Negras do Distrito Federal, vai ser exibido neste sábado (14/9) no Espaço Cultural Renato Russo. O projeto, que circulou por oito cidades do DF, dá visibilidade às artistas de diferentes linguagens artísticas e tons de pele negra.

;Estou muito feliz com o resultado. Levamos mais de um ano nesta pesquisa, fomos a Ceilândia, Paranoá, Brazlândia, Taguatinga, entre outras. Foi um encontro de muito afeto. Fizemos rodas de conversa e trocas de experiências que criaram uma rede de divulgação para o nosso trabalho;, conta a produtora e editora de arte Cleudes Pessoa, em entrevista ao Correio.

[SAIBAMAIS]Além da exibição do filme, o evento deste sábado terá feira criativa, música, poesia e apresentação da pesquisa Negra Luz ; Arte, território e narrativas, que mapeou os dados do curta-documental. Todo o material da pesquisa estará disponível em pencards, que serão distribuídos para o público.

;O resultado está muito lindo. É possível perceber como a arte feita por mulheres negras tem muito a nos dizer. A arte engajada não é só uma forma de trabalho, mas de superar a desigualdade e enfrentar o racismo;, diz Cleudes.

A equipe do Negra Luz entrevistou artistas como: Vera Verônika (música); Edileuza Penha (cinema); Kati Souto (poesia); Aida Kellen Santos (canto); Aline Araujo (dança) e Adelina Alves (moda).

Depois da exibição, tanto a pesquisa sistematizada como o documentário, que foram contemplados com o edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), em 2018, continuarão disponíveis no site do projeto.

Serviço

Exibição do documentário Negra Luz e apresentação da pesquisa Negra Luz ; Arte, território e narrativas

No Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), este sábado (14/9) às 17h. Entrada franca e classificação indicativa livre.
Mais informações: projetonegraluz@gmail.com e 99188-0560.

*Estagiário sob a supervisão de Roberta Pinheiro


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação