Diversão e Arte

Fafá de Belém é criticada após interromper fala de negros no Encontro

Programa da Rede Globo tratava sobre abuso de empregadas domésticas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 12/09/2019 16:18
Programa da Rede Globo tratava sobre abuso de empregadas domésticas A cantora Fafá de Belém foi alvo de críticas na internet por sua participação no programa Encontro, da Rede Globo, na manhã desta quinta-feira (12/9).

Fafá foi uma das convidadas do programa que discutiu abuso sexual de empregadas domésticas. Além dela, estavam presentes a historiadora Preta-Rara, autora do livro Eu, Empregada Doméstica - a senzala moderna é o quartinho da empregada, o ator David Junior e a ex-jogadora de basquete Janeth Arcain.

Em determinado momento, a paraense interrompeu a fala de Preta-Rara. A historiadora falava que quando se fala de empregas domésticas é preciso se lembrar que também é uma questão de racismo.
"Este é um emprego que tem cor. A gente está falando também de racismo. A minha vó foi empregado, minha mãe foi e eu fui", disse Preta-Rara. Fafá retrucou dizendo que não são só as mulheres negras. "Concordo com você, tem pesquisa, mas não são só as mulheres negras. As mulheres pobres, que necessitam de trabalhar, a parda, a cabocla, a ribeirinha", interromepeu Fafá.
A apresentadora Fátima Bernardes logo emendou que as negras também estão entre a maioria das de baixa renda.
Em torno de 21% das mulheres negras são empregadas domésticas, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Essa população corresponde a cerca de 80% de todas as trabalhadoras do ramo.

Os internautas, não aprovaram e alegaram que ali não era o lugar de fala de Fafá.

Confira as reações:

[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
[VIDEO5]

Mas também tiveram aqueles que saíram em defesa da cantora

[VIDEO7]
[VIDEO8]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação