Diversão e Arte

Edição especial da Barbie é lançada no México para o Dia dos Mortos

O exemplar usa um vestido decorado com flores coloridas e, em seus longos cabelos pretos com mechas azuis, borboletas-monarca e flor cempasuchil

Agência France-Presse
postado em 13/09/2019 09:47
Edição especial da Barbie para o Dia dos Mortos
México, México ; Uma nova edição da boneca Barbie inspirada na popular festa mexicana do Dia dos Mortos foi lançada, na quinta-feira (12/9), convertendo um elegante esqueleto conhecido como "Catrina", adornado com borboletas e flores. A boneca, baseada no famoso personagem criado pelo cartunista José Guadalupe Posada em 1912, é "uma homenagem ao México, suas tradições e seu povo", de acordo com a Mattel, fabricante do brinquedo.

O exemplar, cujo preço chega a 1.750 pesos (cerca de 87 dólares), usa um vestido decorado com flores coloridas e, em seus longos cabelos pretos com mechas azuis, borboletas-monarca e flor cempasuchil. "A boneca foi desenhada com muito amor pela tradição, porque o designer, Javier Meabe, tem raízes mexicanas e conhece a importância deste feriado", explicou Cristina Lorenzo, vice-presidente de marketing da Mattel México.

A festa do Dia dos Mortos, realizada em 1 e 2 de novembro, foi nomeada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2003. O vestido da "Catrina" foi inventado pelo pintor mexicano Diego Rivera em 1947 para o mural "Sonho de uma tarde de domingo na Alameda".

A Barbie Dia dos Mortos é a terceira boneca inspirada em mulheres mexicanas, depois das edições dedicadas à famosa pintora Frida Kahlo e à golfista Lorena Ochoa lançadas em março. A boneca em homenagem a Kahlo não pôde ser vendida no México porque a família da artista não ficou satisfeita com a imagem, considerando que a estética incorporada na figura não correspondia à imagem da pintora. A Barbie completa 60 anos este ano e, desde sua apresentação no New York Toy Salon, em março de 1959, vendeu mais de 1 bilhão de exemplares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação