Diversão e Arte

Músicos de Sobradinho impressionam e conquistam grandes públicos

MC Maha e o rapper Froid são alguns dos artistas naturais da região administrativa que possuem milhões de visualizações nas redes

Lucas Batista*
postado em 24/09/2019 07:56
MC Maha tem mais de 13 milhões de visualizações no YouTube

Região administrativa do Distrito Federal, o nome da cidade de Sobradinho tem sido levado para todo o Brasil por meio da arte. Músicos como o funkeiro MC Maha e o rapper Froid alcançam números impressionantes para quem produz música independente e vem de cidades pequenas, conseguindo conquistar público do país inteiro com seus trabalhos.

MC Maha, que tem mais de 13 milhões de visualizações em seu canal no Youtube, é morador da cidade há sete anos e sempre quis viver de arte. Em 2012, iniciou o curso de teatro na faculdade, mas não se identificou com o ambiente acadêmico. ;Sentia uma certa arrogância das pessoas e percebi que a faculdade não era para mim. Passei a fazer workshops de teatro mesmo e consegui uns castings para participar de peças, mas não passou disso;, diz o artista que precisou frear o sonho da arte para se manter financeiramente, trabalhando como garçom, segurança e vendedor.

O desejo de trabalhar com música ressurgiu quando o funkeiro conseguiu emprego em um hotel, no qual sempre se deparava com outros artistas que se hospedavam em meio a turnês. ;Me deu um peso existencial, porque via as pessoas vivendo um sonho igual ao meu, enquanto estava trabalhando em um hotel. Foi quando decidi largar tudo, pegar meu violão e tocar na Galeria dos Estados;. Depois disso, o cantor passou em uma seletiva para ser vocalista da banda de axé Santo pecado, que o ajudou a se acostumar com os palcos e a correr atrás do que realmente queria: trabalhar em carreira solo.

Hoje, com a marca registrada de produzir funk com temáticas de séries, animes e memes, MC Maha conta que o maior sucesso veio com a tentativa de trazer uma nova linguagem para o mercado da música. ;Vi que tudo estava quase igual e tentei fazer diferente para chamar atenção. Um dia me veio na cabeça o nome Harry porra, escrevi a letra e mandei para o WS, meu DJ. Gravamos e enviamos para a página Legenda Funk, em dois dias a música já estava estourada;.

Depois do alcance da canção, Maha começou a receber demanda dos fãs, o que facilitou nas novas produções: ;Eles pediram canções sobre Guerra nas estrelas, então fiz Treta nas estrelas, outra que viralizou foi a de Naruto, chamada de Konohatron, nessa ainda pude fazer um clipe com cosplayers. Esses pedidos do público criaram minha identidade como artista, adoro fazer música, é minha forma de me comunicar com o mundo;, relata.

Já o também morador de Sobradinho, Froid, lançou o EP O homem não para nunca, em maio deste ano, no qual traz a foto de um corredor no Estádio Augustinho Lima, ponto turístico da cidade. Antes, também colocou nas ruas os álbuns Teoria do ciclo da água e O pior disco do ano. O brasiliense começou nas batalhas de rima da cidade e hoje é um dos nomes mais conhecidos no cenário do rap atual, com mais de 200 milhões de visualizações em seu canal no Youtube. Na última semana, fez apresentação em Barcelona, Espanha, a convite da produtora Pineapple Storm.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação