Diversão e Arte

14ª edição do Festival Taguatinga de Cinema começa nesta quarta-feira

O tradicional evento celebra 21 anos de existência e mantém o padrão de fortalecer produções independentes e dar visibilidade a novos diretores

Vinícius Veloso*
postado em 02/10/2019 08:26
Em todas as edições, o público lotou o Teatro Praça, símbolo de resistência cultural

O Festival Taguatinga de Cinema é um dos eventos tradicionais do Distrito Federal e chega à 14; edição durante os 21 anos de existência. Mais do que apenas cinema, é um espaço para a exaltação cultural, com o fortalecimento, resistência e incentivo às produções autorais e independentes dos novos artistas do cenário brasileiro.

Com mais de 600 filmes inscritos, 24 curtas-metragens foram selecionados pela curadoria ; formada por Adriana Gomes, Nina Rodrigues e Thay Limeira ; para participar da Mostra Competitiva, a principal do evento. Também serão exibidos filmes na Mostra Paralela, com foco para novos cineastas, e na Mostrinha Infantil, com conteúdo voltado para o público jovem.

;Analisamos os filmes durante três meses, sempre valorizando a questão da narrativa e buscando entender como os novos sujeitos que produzem cinema contam as histórias. Observamos a questão da fotografia, criatividade e a força dos personagens, principalmente pela quantidade de documentários presentes;, conta Nina Rodrigues.

A Mostra Competitiva contará com quatro vencedores, que receberão prêmios no valor de R$ 2 mil e troféus. Além disso, existem as premiações da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo e da Aicon Ações Cinematográficas para o melhor filme brasiliense. As exibições ocorrem durante os quatro dias de festival e se concentram no Teatro da Praça.

As novidades cinematográficas presentes no centro do território nacional buscam construir um ambiente melhor no país, com mais espaço para a formação crítica e para o diálogo aberto entre o público, diretores e organizadores do evento. Não é a toa que, além da exibição dos filmes, existem debates acerca do cinema no Brasil e palestras/oficinas que buscam expandir o conhecimento da população.

;É um lugar de empoderamento. A gente se junta com esses criadores e realizadores que estão em outra frequência, querendo produzir independentemente de qualquer coisa e cheios de amor e afeto para distribuir. É importante dizer isso, pois percebemos a urgência dos cineastas de mostrar uma realidade que vibra, que abre frestas na realidade que nos é exibida através da mídia. É como se eles buscassem por um espaço de autoafirmação. Temos indígenas, feministas, pessoas do movimento negro, transexuais, deficientes físicos e presidiários contando suas histórias de luz nos filmes e nos debates;, afirma Nina Rodrigues.

A programação conta com uma Oficina de Linguagem Cinematográfica, que introduz os conhecimentos básicos do cinema a partir da perspectiva feminina ; com análise de produções de mulheres cineastas e uma Oficina de Audiovisual para Smartphones, com a intenção de trabalhar o celular como uma ferramenta criativa.

Foco também nos projetos organizados pelo Taguá MAPI, como o painel coordenado pela cineasta Amaranta César, professora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFBA), que tem como tema ;O ensino do cinema e do audiovisual nas universidades públicas;. As professoras de cinema Érika Bauer (UnB) e Patrícia Barcelos (IFB) são convidadas para participar do painel.

;Amaranta foi convidada para participar como parte do júri e aproveitamos o atual momento político e cultural do país para realizar este importante painel. A intenção é criar ambientes e abrir espaço para que o pensamento e a discussão cultural continue existindo, mesmo com as condições desfavoráveis, a fim de elaborar saídas coletivas e individuais;, explica o idealizador do festival, William Alves.


Abertura
Nesta quarta-feira (2/10), primeiro dia do 14; Festival Taguatinga de Cinema, o evento conta com a exibição da Mostra Competitiva ; Programa 1. Os filmes O meu balão vai voar, Boca de loba, Motriz, Terra, Entre parentes e Rua da poesia ; EP1 Cátia Regina serão os responsáveis por dar início aos trabalhos no Teatro da Praça. Após a mostra dos curtas-metragens, a cantora Letícia Fialho realiza um show na festa oficial de abertura do Festival, apresentando o EP Purpurina Anzol, gravado ao lado do instrumentista Rodrigo Zolet.

O premiado ator Andrade Júnior receberá homenagem póstuma no evento

Andrade Júnior é homenageado


Como demonstração de respeito e gratidão pelas pessoas que trabalharam para o crescimento do cinema dentro do Distrito Federal, o festival, em todos os anos, homenageia alguns nomes importantes. Em 2019, as personalidades marcantes foram escolhidas por toda a generosidade apresentada com a cidade e a cultura e são representações de classe que fazem a produção cinematográfica continuar viva.

O ator brasiliense Andrade Júnior (que completou 50 anos de carreira no ano passado e morreu no início deste ano) recebe uma homenagem póstuma, em tom de reconhecimento pelos trabalhos prestados ao cinema brasileiro. A cineasta Érika Bauer e o maquinista Manoel Messias Filho também são homenageados.

;É uma celebração a todas as pessoas envolvidas com a formação e o fazer cinematográfico, que se desdobram para realizar uma construção positiva dentro da difícil realidade cultural que estamos vivendo. No momento em que o cinema passa por uma crise, essas pessoas cumprem um papel fundamental de apoio e conhecimento;, explica William Alves.

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

Programação:


Quarta-feira (2/10)
; 19h Praça da Alimentação e Feira (Teatro da Praça)

; 20h Mostra competitiva ; programa 1 (Teatro da Praça)

; 21h30 Festa de abertura ; Show de Letícia Fialho (Praça do Teatro da Praça)
Quinta-feira (3/10)
; 9h30 Mostrinha infantil (Teatro da Praça)

; 10h Debate com os realizadores (Foyer Teatro da Praça)

; 14h ; 18h Taguá MAPI ; Oficina de Linguagem Cinematográfica (Goodfellas Cinebar)

; 15h ; 16h30 Mostra paralela 1 ; Olhares que transformam o mundo (Teatro da Praça)

; 19h DJ | Praça da Alimentação e Feira (Teatro da Praça)

; 20h Mostra competitiva ; programa 2 (Teatro da Praça)

; 21h30 Festa GoodFellas (Taguatinga Norte)
Sexta-feira (4/10)

; 9h30 Mostrinha infantil (Teatro da Praça)

; 10h Debate com os realizadores (Foyer Teatro da Praça)

; 14h ; 18h Taguá MAPI ; Oficina de Linguagem Cinematográfica (Goodfellas Cinebar)

; 14h30 Taguá MAPI ; Painel ;O ensino do cinema e do audiovisual nas universidades públicas; (IFB Recanto das Emas)

; 15h ; 16h30 Mostra paralela 2 ; Olhares que constroem (Teatro da Praça)

; 19h DJ | Praça da Alimentação e Feira (Teatro da Praça)

; 20h Mostra competitiva ; programa 3 (Teatro da Praça)

; 21h30 Festa Olho de Águia ; DJ Gersón Deveras (Taguatinga Norte)
Sábado (5/10)

; 10h Debate com os realizadores (Foyer Teatro da Praça)

; 14h ; 18h Taguá MAPI ; Oficina de Documentário para Smartphones (Goodfellas Cinebar)

; 15h ; 16h30 Mostra paralela 3 ; MAV DF (Teatro da Praça)

; 16h30 Debate sobre políticas públicas no DF

; 16h30 Encontro de cineclubes (Foyer Teatro da Praça)

; 19h Praça da Alimentação e Feira (Teatro da Praça)

; 20h Mostra competitiva ; programa 4 (Teatro da Praça)

; 22h Homenageados

; 22h30 Premiação no palco do Teatro

; 23h Shows de Encerramento ; OPS (Teatro da Praça)

; 00h Show de Encerramento ; Emília Monteiro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação